
Professora do IHAC, Cíntia Guedes é curadora da exposição “Indomináveis Presenças” no CCBB Brasília

A professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Cíntia Guedes, em parceria com Luana Kayodè, assina a curadoria da exposição “Indomináveis Presenças”, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, entre os dias 19 de novembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025. A mostra, com entrada gratuita, reúne 114 obras de 16 artistas, oferecendo uma rica experiência visual e reflexiva sobre as artes visuais contemporâneas no Brasil.
Com o patrocínio do Banco do Brasil e fomento da Lei Rouanet, a exposição ocupa o Pavilhão de Vidro do CCBB e convida o público a um mergulho em um universo artístico que emerge das margens, celebrando a diversidade e a potência criativa de artistas negros, indígenas, queer e de outras comunidades marginalizadas.
A mostra apresenta um conjunto diverso de obras, que vão de gravuras e fotografias a pinturas, performances, esculturas e obras geradas por inteligência artificial. A curadoria aposta em revelar a abundância imaginativa e sensível de artistas que, a partir de perspectivas dissidentes, desafiam o olhar colonial e buscam refecundar a vida e catalisar imaginários em direção a uma nova ecologia simbólica sobre cultura.
Saiba mais no site do CCBB: ccbb.com.br/brasilia/programacao/indominaveis-presencas