IHAC recebe a Profª. Drª. Zoy Anastassakis (ESDI/ UERJ) para palestra sobre “Correspondências, confluências e entremeios no fazer design com antropologia”
Na próxima terça-feira, 19 de novembro, a Profª. Drª. Zoy Anastassakis, da ESDI/ UERJ, no contexto do Programa Internacional de Residências Artísticas e Científicas Balaio Fantasma (PIRAC), irá ministrar uma palestra intitulada “Correspondências, confluências e entremeios no fazer design com antropologia“. O evento acontece a partir das 18h30 no vão livre do prédio do IHAC (Ondina).
Resumo:
Nesta apresentação, comento a trajetória do Laboratório de Design e Antropologia, da Esdi/Uerj, a partir de 2013, pensando-a com as confluências (Antônio Bispo dos Santos), o diferinte (Elizabeth Povinelli), as correspondências e os entremeios (Tim Ingold), as histórias potenciais (Ariella Azoulay) e as fabulações especulativas (Donna Haraway). Por meio dessas palavras, apresento os modos com que, no LaDA, entendemos e praticamos a pesquisa em design com antropologia, apontando para um jeito de fazer pesquisa em que o que se vive e o que se imagina corresponde e confluencia com as práticas de pesquisa científicas. Em seguida, apresento os projetos de extensão “Correspondências” e “Cozinha das Tradições”, a partir de onde temos ensaiado colocar em prática as questões de pesquisa levantadas nesta fala. O entremeio entre vida e pesquisa que se dá nestes projetos parece abrir um caminho proveitoso para a realização de conhecimentos situados, cuidadosos, atentos e responsivos aos desafios que nos afetam enquanto pesquisadores que, antes de mais nada, somos, também, habitantes do mundo.
Leituras sugeridas:
Anastassakis, Zoy. “Fazer design no antropoceno: confluências afroindígenas e a retomada do fazer junto em meio à diferença”. Trabalho apresentado no 15º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Manaus (AM), em outubro de 2024. (Ver pdf em anexo)
Anastassakis, Zoy. “Confluências e entremeios no fazer design com antropologia”. In: Revista Estudos em Design, v. 32, n. 2. Rio de Janeiro, 2024, p. 33-44, ISSN: 1983-196X. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1974
Anastassakis, Zoy. Refazendo tudo: confabulações em meio aos cupins na universidade. Rio de Janeiro, Copenhagen: Zazie Edições, 2020. Disponível em: https://zazie.com.br/produto/zoy-anastassakis/
Sobre Zoy Anastassakis:
Designer formada pela Esdi/UERJ, com mestrado e doutorado em Antropologia pelo PPGAS, Museu Nacional, UFRJ. Dirigiu a Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2018, e, agora, novamente, desde de março de 2024. Na Esdi, atua como professora adjunta, coordenando o grupo de pesquisa “Laboratório de Design e Antropologia” e os projetos de extensão “Correspondências” e “Cozinha das Tradições”, que reúnem parceiros indígenas, quilombolas e comunidades de terreiro em torno do fazer e compartilhar tecnologias ancestrais de cultivo, alimentação e cuidado. Em 2017, participou, como pesquisadora visitante, do projeto “Knowing from the inside: Anthropology, Art, Architecture and Design”, liderado por Tim Ingold no Departamento de Antropologia, Universidade de Aberdeen, Escócia. Entre 2019 e 2020, realizou pesquisa de pós-doutorado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), em Lisboa, Portugal. Publicou “Triunfos e Impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil” (2014), “Refazendo Tudo: confabulações em meio aos cupins na universidade” (2020) e “Everyday acts of design: learning in a time of emergency” (2022), em coautoria com Marcos Martins.