“Quantas histórias cabem em 16 anos?” IHAC celebra aniversário e destaca o impacto social da sua atuação

“Quantas histórias cabem em 16 anos?” IHAC celebra aniversário e destaca o impacto social da sua atuação

Neste dia 3 de novembro de 2024 o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) celebra 16 anos de atuação. Como resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o IHAC foi criado com o objetivo de sediar os Bacharelados Interdisciplinares – em Saúde, Humanidades, Artes e Ciência & Tecnologia – e programas de pós-graduação.

Pioneiro no cenário universitário nacional, o IHAC baseia suas atividades em princípios de pedagogia crítica e em uma visão emancipatória da educação. Seus cursos de graduação e pós-graduação são orientados por perspectivas interdisciplinares, promovendo compreensões integradas da produção do conhecimento e apontando caminhos de renovação e inovação para a universidade brasileira.

Atualmente, o IHAC conta com uma entrada anual de 1.300 estudantes, sendo uma das maiores unidades acadêmicas da UFBA em número de estudantes. São 5.140 discentes ativos na graduação e mais de 21.000 vagas preenchidas ao longo desses 16 anos.

Apesar dos desafios enfrentados para a sua plena consolidação, o Instituto, juntamente com as políticas afirmativas da universidade, vem contribuindo para processos de inclusão social e transformação de vidas. Não por acaso, 70% dos seus cursos são ofertados no turno noturno.

Inúmeras experiências no campo das artes, ciências e humanidades emergem desse contexto, destacando o IHAC como uma célula singular no organismo complexo que é a Universidade Federal da Bahia. Tudo isso nos convoca a celebrar essa história e todas as histórias transformadas por essa experiência.

Viva o IHAC! Viva o ensino superior público de qualidade e comprometido com a transformação social!

Deixe um comentário