Cineasta Orlando Senna recebe título de Doutor Honoris Causa
No dia 4 de novembro, segunda-feira, às 17h, no Salão Nobre da Reitoria, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao cineasta, escritor, roteirista e jornalista Orlando Senna. A proposta de concessão do título foi do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), a partir do professor Albino Rubim.
Com uma carreira que se estende por várias décadas, Orlando Senna é uma figura de destaque no cinema brasileiro. Ele acumula mais de 30 filmes no currículo, entre longas e curtas-metragens, incluindo “Iracema, uma Transa Amazônica” (1974), co-dirigida com Jorge Bodanzky. O filme é um marco do cinema nacional, reconhecido internacionalmente, com mais de 2,2 milhões de visualizações na Internet e um dos mais premiados da história do país.
A homenagem da UFBA celebra a extensa e diversificada contribuição de Orlando Senna ao cinema, à cultura e à educação, consolidando sua importância no cenário nacional e internacional.
Exibição
Como parte da homenagem a Orlando Senna será exibido no dia 5 de novembro, às 18 horas, no Cinema da UFBA (Vale do Canela), o filme “O amor dentro da câmera” um documentário de ensaio intimista, que conta história de amor e cinema entre Conceição Senna e Orlando Senna, um romance de mais de 50 anos, atravessado pela história latino-americana.