Laboratório de Música e Arte Sonora realiza vivência “Condução Flux(a)” no IHAC

Laboratório de Música e Arte Sonora realiza vivência “Condução Flux(a)” no IHAC

No dia 08 de novembro de 2024 o LABMUSAS (Laboratório de Música e Arte Sonora) realiza a vivência “Condução Flux(a) – Regência de Música Corporal“. A atividade é gratuita e acontece em dois momentos: pela manhã, das 10h às 12h (meio dia); e pela tarde, das 15h às 17h, na Sala 401 (Sala de Práticas Corporais) do novo prédio do IHAC, no Campus de Ondina.

As pessoas interessadas em participar poderão realizar inscrição presencialmente, no momento da vivência, ou através do e-mail thiagoriedel@ufba.br, que também servirá para envio de quaisquer dúvidas. São oferecidas 30 vagas.

A indicação para participação é livre e não há pré-requisitos, podendo participar musicistas, não-musicistas, artistas, não-artistas, estudantes, público externo à UFBA entre outros públicos. A única restrição é quanto à idade, pois se sugere que os participantes tenham pelo menos 16 anos de idade.

Haverá emissão de certificado para estudantes da UFBA, correspondente ao tempo de participação na vivência.

Sobre a vivência:

A Condução Flux(a) é uma técnica de regência e composição instantânea adaptada para a música corporal, que se utiliza de sinais e gestos, em que um grupo de participantes será guiado pelo regente a criarem música de forma espontânea no momento presente, lhes suscitando expressar sons do seu próprio corpo, como batidas de pés, palmas, estalos, sons bucais, vocalizações e percussões corporais diversas, de acordo com o comando do regente.

Esta técnica é uma linguagem que se inspira nos métodos Soundpainting, técnica de regência criada por Walter Thompson em 1974 (Wookdstock – Nova York); na técnica de Regência por Sinais ou Ritmos por Sinais elaborada por Santiago Vazquez (Argentina); na técnica de reger/conduzir oficinas/vivências elaborada por Fernando Barba (fundador do Barbatuques), e também nas técnicas orgânicas/lúdicas de conduzir/reger oficinas/vivências do Instituto Música do Círculo,  em que a improvisação, a expressão corporal/musical e o inusitado estão no cerne do fazer musical.

A vivência é uma iniciativa que faz parte das atividades do grupo de pesquisa LABMUSAS (Laboratório de Música  Arte Sonora) coordenado pelos Prof. Cristiano Figueiró, Prof. Ângelo Castro e pelo Técnico em Audiovisual Thiago Riedel, que será o condutor da vivência.

Resumo:

Condução Flux(a)

Data: 08/11 – Sexta Feira

Horario:Turma Manhã 10h às 12h – Turma Tarde 15h às 17h

Local: Sala 401 (Sala de Práticas Corporais), Novo Predio IHAC – UFBA – Campus Ondina

Vagas – 30 pessoas

Inscrições – presencialmente ou através do email thiagoriedel@ufba.br

Carga Horária – 02 horas (gratuita e com certificado)