LABMUSAS realiza Ciclo Corpo Sonoro, com duas oficinas de férias
O Laboratório de Música e Arte Sonora (LABMUSAS/IHAC/UFBA) está recebendo inscrições para o “Ciclo Corpo Sonoro – Oficinas de Férias”, que acontece gratuitamente nos dias 23 e 24 de setembro de 2024, nas Salas de Práticas Corporais do novo prédio do IHAC (401 e 402), com duas oficinas, cada uma com 20 vagas.
A Oficina de Música Corporal será no dia 23/09 (segunda-feira), das 15h às 18h, na sala 402, e terá na didática a regência musical constante pelo ministrante, onde serão abordadas metodologias de percussão e música corporal de grupos como Barbatuques, Música do Círculo e O Passo. O grande diferencial destas metodologias está na empatia, nos jogos e dinâmicas, no fazer coletivo, na criatividade, no lúdico e na expressão corporal/vocal, tendo nisso uma maneira mais leve de se fazer música em conjunto.
A Oficina de Paisagem Sonora Corporal será no dia 24/09 (terça-feira), das 16h às 18h, na sala 401, e é uma maneira diferente de explorar a criação de ambientes sonoros com o corpo/voz, em que xs participantes serão guiadxs pelo ministrante a produzirem e explorarem sons com suas vozes e corpos, de forma a criarem coletivamente um passeio por pequenos mundos sonoros.
As oficinas serão ministradas e regidas por Thiago Riedel em ambos os dias. A indicação é livre, sem necessidade de conhecimento prévio em música, e público alvo é toda comunidade interna da UFBA e externa, com enfoque nos estudantes da Universidade dos cursos: Bacharelados Interdisciplinares (BI), Música, Dança, Artes Cênicas, Belas Artes, Letras, Jornalismo, Produção Cultural e afins.
Ciclo Corpo Sonoro é uma iniciativa que parte do LABMUSAS (Laboratório de Música e Arte Sonora), grupo de pesquisa coordenado pelos Prof. Cristiano Figueiró, Prof. Ângelo Castro e pelo Técnico em Audiovisual Thiago Riedel, no IHAC, UFBA, Campus Ondina.
As pessoas interessadas devem realizar inscrição através do e-mail thiagoriedel@ufba.br. Dúvida sobre a oficina podem ser enviadas também para o mesmo endereço.
A organização das oficinas sugere que xs interessadxs compareçam de roupas leves e tragam uma garrafa d’água.