Professora Paola Barreto representa o IHAC e a UFBA em Bienal de Artes e Culturas Vodun de Ouidah, no Benin
A professora Paola Barreto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), está representando o IHAC e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) na Bienal de Artes e Culturas Vodun de Ouidah, no Benin. Em sua missão, a professora desenvolve pesquisas de pós-doutorado, iniciadas em 2022, em parceria com a Universidade de Abomey Calavi de Cotonou.
Atividades na Bienal
Durante sua estadia, a professora Paola Barreto realizará diversas atividades, como:
- Atelier Criativo: No dia 25 de julho, a professora oferecerá o atelier criativo “Sonhar a utopia da Casa do Brasil” para estudantes e jovens formados em artes, cultura e patrimônio.
- Conferência-performance: No dia 13 de agosto, a professora apresentará a conferência-performance “Fantasmagorias Dahomeanas” na cidade de Ouidah.
Ambas as atividades têm como foco os trânsitos culturais e cultuais entre as costas atlânticas e estão relacionadas ao projeto de intercâmbio entre a Bahia e o Benin, resultado do pós-doutorado da professora Paola Barreto.
Reconhecimento e Impacto
O projeto de intercâmbio, que promove a internacionalização do IHAC e da UFBA no eixo sul-sul, recebeu recentemente importantes reconhecimentos:
- PIBIEX 2024 e PAEX 2024: O projeto foi contemplado nos editais PIBIEX 2024 e PAEX 2024 da ProExt.
- Fapesb Primeiros Projetos 2023: O projeto também foi contemplado no Edital Fapesb Primeiros Projetos 2023.
Próximos passos
O projeto prevê a recepção, em 2025, na Casa do Benin em Salvador, de uma comitiva de artistas, estudantes e agentes culturais do Benin. Atualmente, um grupo de estudantes bolsistas está trabalhando na preparação para este importante evento.