Pesquisa-Ação selecionará 24 Auxiliares de Pesquisa na UFBA 

Pesquisa-Ação selecionará 24 Auxiliares de Pesquisa na UFBA 

Projeto irá produzir e compartilhar conhecimentos culturais teóricos e práticos

Estão abertas as inscrições para a seleção de 24 Auxiliares de Pesquisa para o projeto Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos, que tem por objetivo produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências de 600 agentes culturais de todo o Brasil, objetivando estimular e aprimorar as suas ações na atual conjuntura vivida no país.

É necessário estar matriculado na UFBA, ser estudante a partir do 4° semestre da graduação, ou mestrando ou doutorando de algum programa de Pós-Graduação da UFBA nas áreas ligadas a artes e humanidades e deseja atuar em um projeto de pesquisa na área cultural. É importante ter relação com a área da gestão cultural, políticas públicas ou política cultural além de ter tido alguma experiência, que pode ser como aluno, com cursos EAD.

Os selecionados trabalharão entre 10 a 15 horas semanais, ao longo de seis meses, mediando a relação entre os pesquisadores e agentes culturais através de plataforma de ensino à distância. A bolsa é de R$1100 por mês, por seis meses. 

Leia o edital completo, e se achar que tem relação com sua trajetória acadêmica ou profissional, inscreva-se aqui

Pesquisa-Ação

Entre maio e setembro acontecerão encontros formativos e dialógicos em ambiente digital com apoio da SEAD – Superintendência de EAD da UFBA, com 13 módulos que funcionam como eixos temáticos para os encontros de compartilhamento e troca de saberes entre os 12 pesquisadores, 24 Auxiliares de Pesquisa e 600 agentes culturais envolvidos na pesquisa-ação. Eles visam estimular o diálogo sobre temas, considerado, vitais para a atuação da ação cultural sintonizada com os desafios presentes na atual conjuntura político-cultural brasileira e mundial. Ao final das atividades formativas, os agentes culturais irão desenvolver Planos de Ação Cultural baseados em suas experiências culturais e nos diálogos estabelecidos. 

“Desde 2003 transformações democráticas relevantes aconteceram nas políticas de apoio à ação cultural no país. Apesar da interrupção ocorrida entre 2016-2022, as mudanças começam a ser retomadas em 2023 e o presente projeto se inscreve no processo de reativação das transformações em uma conjuntura de melhoria nas condições institucionais”, explica o professor Albino Rubim, um dos coordenadores do projeto.

Estão envolvidos no projeto os seguintes pesquisadores da área das Universidades Federais da Bahia e do Recôncavo da Bahia: Adriano Sampaio, Albino Rubim, Angela Andrade, Gisele Nussbaumer, Giuliana Kauark, Guilherme Varella, José Roberto Severino, Lourivânia Soares, Luana Vilutis, Mariella Pitombo, Meran Vargens, Ohana Boy e Sophia Rocha.

O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura (MinC) e realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo executado administrativamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX).