Professor Helio Santos recebe título de Doutor Honoris Causa na Reitoria da UFBA
No dia 15 de dezembro de 2023, às 10h, acontece no Salão Nobre da Reitoria da UFBA a Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Helio de Souza Santos. Haverá também o lançamento do livro “Quem é Helio Santos?“
O evento é organizado pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) e pela Faculdade de Direito da UFBA, com apoio do Mercafro. É recomendado o uso de vestimenta branca para harmonizar com o evento.
Confirme sua participação no link: https://forms.gle/Dnidoup9AZdpikPo7
BREVE BIOGRAFIA DO PROFESSOR HELIO DE SOUZA SANTOS
Luiz Marcio Santos Farias1
Pensar a educação, habitação, reurbanização, recuperação de áreas degradadas, saúde, projetos culturais, o antirracismo, etc, tem mais frequentemente originado debates ideológicos, que análises racionais. No entanto, as questões em torno destes temas são importantes e merecem mais do que um discurso de opiniões. Na Educação, por exemplo, melhorar o ensino, permitindo que o maior número de pessoas tenha acesso ao saber para a construção do conhecimento, exige que abordemos esses problemas de uma maneira científica. É desta forma que o Professor Doutor Helio de Souza Santos, mas conhecido como Helio Santos, vem ao longo destes mais de 40 anos de carreira dedicada ao ensino, construindo, analisando e implementando modelos que explicam os complexos processos em jogo na nossa sociedade: este é o objetivo desta obra que reunirá atores de diferentes frentes que foram influenciadas pelos ensinamentos e convívio com o Professor Hélio Santos.
Nascido em Belo Horizonte (MG), em 20 de junho de 1945, ou seja no mês seguinte ao fim da 2ª Guerra Mundial, tendo sido gerado em 1944 quando a Europa “pegava fogo” e vindo ao mundo num momento em que findava uma imensa guerra. Professor Helio Santos fez dois cursos seguidos na FAMCE – Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de 1966 a 1970: Ciências Contábeis e Administração. A faculdade pública não existe mais hoje. Nesse período exerci a função de subgerente de contabilidade em uma empresa de mineração. Em São Paulo, estudou na FEA-USP (mestrado e doutorado) e também deu aulas em outras instituições, até radicar-se em Salvador, Bahia, onde lecionou no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Fundação Visconde de Cairu. Professor Helio Santos tem produzido artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Pesquisador da temática sociorracial no Brasil, é autor de vários livros e artigos que discutem, dentre outros temas, o desenvolvimento do país sob a ótica sociorracial. Professor Helio Santos é consultor na área de Responsabilidade Social Corporativa com foco na Gestão da Diversidade de importantes instituições do primeiro, segundo e terceiro setor. Professor Helio Santos coordenou nos anos 90, um grupo governamental, que pela primeira vez pautou na agenda do governo federal as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. O Professor Helio Santos orientou trabalhos acadêmicos e participou de diferentes bancas nas áreas da Tecnologia Social, Economia Criativa, Gestão Social e Desenvolvimento Humano.
Segundo Santos (1994; 2001), para além do slogans, o desenvolvimento econômico, precisa estimular as pessoas, rompendo com o conceito conservador de desenvolvimento, o qual não considera a variável exclusão, pois por não pontificar quem são os beneficiários, este conceito opera com a expectativa de maior satisfação das necessidades. Para Santos(2004), o Desenvolvimento Inclusivo para se efetivar depende de estratégias mais focadas :
As políticas sociais de cunho universalista não têm propiciado efetiva igualdade, apesar de terem nela a sua essência teórica. Trata-se de um sofisma bem engendrado que não tem dado conta de romper com a secular assimetria brasileira. Por outro lado, num país de exclusão social, não se pode operar contra alguns pressupostos universalistas como saúde, previdência social pública e ensino fundamental. As nossas idiossincrasias históricas e sociais requerem universalização com foco, que vem a ser para nós fazer com que as políticas endereçadas ao segmento excluído tenham excelência. Trata-se do controle de qualidade, para o qual não se dispõe no país de indicadores eficazes. Esse é um dos caminhos que nos leva à Tecnologia da Inclusão (T. In), que consiste em operar inovações que proporcionem cidadania integral para excluídos e semi-incluídos. Essa idéia-possibilidade (por isso uma teoria em aberto) busca agregar 4 vetores que não costumam estar juntos, quando se pensa em desenvolvimento: 1) recursos para os investimentos necessários; 2) vontade política; 3) adaptação à nossa realidade cultural e social e 4) modelo operacional mais criativo. Trata-se ainda de pensar um modelo de crescimento que tenha como foco a inclusão, um petardo com calibre adequado para enfrentar um mal que está na raiz de nossa trajetória histórico-social que é a exclusão. (SANTOS, 2004).
O Professor Helio Santos defende que a Tecnologia da Inclusão requer Políticas Massivas de Inclusão. E o mesmo considera que as Políticas Massivas de Inclusão são ações que devem partir do setor público, articuladas no sentido de promover grupos e populações inteiras para a cidadania plena (educação, habitação, reurbanização, recuperação de áreas degradadas, saúde, projetos culturais, o antirracismo).
Considerando por um lado, que estas ações precisam ser bem regionalizadas e que estas politicas são produtos da Tecnologia da Inclusão e seguem na contra-mão de qualquer proposta aparteísta, e por outo lado, que o Professor Helio Santos possui uma forte personalidade política, pela racionalidade de seus discursos, pela sua extensa trajetória de luta contra o racismo, pela contribuição teórica expressa em seus muitos livros, artigos e pesquisas, o mesmo tornou-se uma referência para mim e para muitas gerações da militância negra, no Brasil. A obra do Professor Helio se articula em diferentes frentes, impactando o entendimento sobre a educação, sobre o currículo, etc.
O Professor Helio Santos, Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Belo Horizonte – FAMCE/BH -, (1970). Mestrado em Finanças (1980) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP -, (1989). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do ISEO – Instituto Superior de Educação Ocidemnte (Salvador/BA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Responsabilidade Social Corporativa. Atua nos seguintes temas: ações afirmativas, responsabilidade social, gestão da diversidade, desenvolvimento humano com ênfase na Diversidade Racial e Políticas Públicas. Preside o IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, organização sem fins lucrativos (São Paulo/SP). Edita o Blog Brasil de Carne e Osso, voltado para o debate das questões estruturais do País. É diretor de relações institucionais da Holding Social Vale do Dendê (Salvador/BA). É Membro do SCoRE – Solidarity Council on Racial Equity (EUA) e Membro do Conselho Deliberativo da OXFAM BRASIL. As informações que seguem, foram extraídas do Currículo do Sistema de Currículos Lattes do Professor Helio Santos.
- Professor Adjunto do IHAC/UFBA. Doutor em Didática da Matemática – UM2 – França. Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, do NIPEDICMT. Professor permanente dos Programmas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Educação, FACED – UFBA/UEFS. lmsfarias@ufba.br ↩︎