O cineclube vi-vendo imagens apresenta o filme Superoutro

O Cineclube Vi-Vendo Imagens é um espaço criado para refletir a temática do que possa ser entendido como cinema brasileiro, em especial o cinema baiano. Este cineclube servirá como espaço de conhecimento e observação das obras cinematográficas, tanto no âmbito interno da obra – imagens, sons, enredo, personagens, trilha sonora, tema – como também no âmbito externo – contexto histórico da sua produção, relatos e análises – e ainda verificará as possíveis repercussões que a obra teria causado ao ser exibida ou que ainda causa ao ser revisitada.

O Vi-Vendo Imagens segue as características básicas de definição e estabelecimento de um cineclube: constituição formal, caráter associativo e divulgação, pesquisa e debate do cinema como um todo, permitindo uma reflexão crítica das obras como forma de comunicação e de expressão artística. No entanto, este espaço não se limitará a promover um debate crítico, histórico e contextual do filme, pretende atingir a visão de filme como obra de arte – como a sétima arte – e ainda levar a efeito uma percepção, também crítica, do filme como forma de entretenimento.

A criação de espectadores capazes de executarem uma análise fílmica crítica é um dos objetivos do cineclube. O Vi-Vendo Imagens convoca o público para uma leitura político-cultural através da discussão do processo cinematográfico, proporcionando uma troca de ideias acerca do cinema em que recuará ao passado para verificar o presente e projetar o seu futuro. Permitindo assim a instauração de uma visão ampla da cultura do cinema, e por que não dizer, servindo como base para novos agentes do cinema, seja como espectadores heterogêneos, realizadores ou como críticos de cinema.

O Cineclube Vi-Vendo Imagens acontecerá duas vezes ao mês. Todas as sessões serão totalmente gratuitas e abertas ao público. Tais sessões serão precedidas por uma pequena apresentação que situará o espectador no contexto da obra que virá a seguir, ajudando-o a melhor entender as significações do filme. As sessões contarão também com participações especiais, seja dos próprios autores e diretores dos filmes, seja de professores, alunos, críticos, pesquisadores e profissionais da área de cinema.

Nesta semana o Cineclube Vivendo Imagens apresenta o filme Superoutro de Edgar Navarro, na sexta-feira (17/06) às 17h, na Sala de Video do PAF 3, na Universidade Federal da Bahia. Um clássico do cinema baiano, Superoutro foi produzido em 1989, nos pontos mais folclóricos e turísticos de Salvador. Quem já assistiu, vale a pena rever e para quem não conhece essa é uma chance de entender parte da história do nosso cinema baiano. O evento ainda contará com a presença do diretor e roteirista Edgar Navarro.

Ficha Técnica

Sinopse:

Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.

Direção: Edgar Navarro Filho

Tipo: Ficção

Formato: 35mm

Ano Produção: 1989

Origem: Brasil (BA)

Cor / PB: cor

Duração: 48 min.

Prêmios: Melhor Média-Metragem – Festival de Gramado 1989 / Melhor Direção – Festival de Gramado 1989 / Prêmio Especial do Júri – Festival de Gramado 1989

Elenco: Bertrand Duarte

Roteiro: Edgar Navarro Filho

Fotografia: Lázaro Faria

Música: Celso Aguiar

Montagem: Edgar Navarro Filho

Produção: Edgar Navarro Filho

Produtora: Lumbra Cinematográfica, Sani Filmes, FCB

Quando? 17/06/2011 – Sexta – 17 horas

Onde? Sala de Videoconferência do PAF3

Quanto? Grátis

Inscrições? No local do evento