Joan Martinez-Alier realiza Conferência na UFBA nesta sexta-feira (17)

Joan Martinez-Alier realiza Conferência na UFBA nesta sexta-feira (17)

A Faculdade de Direito da UFBA, juntamente com Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), convidam a todos para a conferência Brasil: Um Tour Toxico: minérios, barragens e conflitos de terra, proferida pelo professor emérito da Universidad Autonoma de Barcelona, Joan Martinez-Alier.

Aberto ao público, o evento será realizado na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA, sexta-feira (17), às 9h.

Joan Martinez-Alier é professor emérito da Universidad Autonoma de Barcelona, coordenador do Atlas e Justiça Ambiental https://ejatlas.org/, um renomado economista ecológico e ecologista político autor dos livros Ecologismo dos Pobres (ed. Contexto, 2007) e Da Economia Ecológica ao Ecologismo Popular (ed. FURB, 1998), traduzidos no Brasil. Parte de sua vinda a América Latina está relacionada ao lançamento de sua mais nova publicação: “Land, Water, Air and the making of world movements for environmental justice (ed. Elgar, 2023)”. Ganhou, recentemente, os importantes premios Holberg, 2023, e o Prêmio Balzam 2020, dois reconhecimentos da importância de seu trabalho.

A iniciativa conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Direito (PPGD/UFBA), em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA) e em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA), dos grupos de pesquisa “Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos”, “Nuclear” e “Ecologias Políticas e Humanidades Ambientais”, e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello CSVM UFBA/ACNUR.

A atividade faz parte da programação da fundação do Grupo de Ecologias Políticas e Humanidades Ambientais. Para estudantes e professores interessades, na terça-feira, 14, haverá uma reunião de trabalho do GEP na sala 404 do IHAC (PAF-V), às 14 horas.