NEXT/IHAC abre inscrições para oficinas de mediação cultural e acessibilidade nos dias 25 e 26 de outubro

NEXT/IHAC abre inscrições para oficinas de mediação cultural e acessibilidade nos dias 25 e 26 de outubro

O Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura (NEXT/IHAC) abre inscrições para três oficinas de curta duração:

– Mediação Cultural, com Poliana Bicalho; 

– Orientação e Mobilidade, com José Gonçalo Cazumbá; e

– Audiodescrição, com Adriana da Paixão e Fernanda Matrigani.

As oficinas são introdutórias e voltadas para a sensibilização de pessoas que tenham interesse em conhecer e/ou atuar nos campos temáticos acima listados. Poderão se inscrever estudantes do IHAC e de outras unidades da UFBA, sendo que será dada prioridade ao primeiro grupo.

As aulas serão ministradas nos seguintes dias, horários e locais:

– Mediação Cultural, 25/10 (quarta-feira), das 15h30 às 17h30, no Auditório do PAF-V;

– Orientação e Mobilidade, 26/10 (quinta-feira), das 14 às 15h30, na Sala 404 do PAF-V; e

– Audiodescrição 26/10 (quinta-feira), das 15h30 às 17h30, na Sala 404 do PAF-V

Cada oficina gerará um certificado de participação.

Exposição IHAC 15 anos – que está sendo organizada em comemoração ao aniversário do Instituto – será fonte para estudo e exemplos trabalhados nas oficinas. Além disso, após a finalização das aulas, será feita uma seleção entre participantes das três oficinas para a formação da Equipe de Mediadores Culturais da Exposição.

As inscrições ficarão abertas até o dia 22/1O e o resultado da seleção será publicado nas redes sociais do IHAC e enviado para o e-mail das pessoas selecionadas até o dia 23/10.

Saiba mais sobre as/o especialistas convidadas(o):

Adriana da Paixão Santos – Graduada em Letras pela UCSal., Mestra em Letras pela Universidade do Estado da Bahia e Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Docente do CAP – DV Profa. Cátia Paim e da Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina. Audiodescritora Pesquisadora na área de Acessibilidade, com destaque para o trabalho de Audiodescrição de imagens estáticas.

Fernanda Matrigani – Pedagoga e psicóloga. Professora da Faced/UFBA, na área de Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Educação pela UNESP e  Especialista em Educação Especial em uma abordagem inclusiva e Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atua na formação de professores e assessoramento pedagógico. Tem experiência em todos os segmentos educacionais nas áreas de Pedagogia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Educação Especial Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

José Gonçalo Cazumbá – Graduado em Letras pela Universidade Católica do Salvador e Especialista em Linguística pela UFBA. Possui experiência na área de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Superior. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFBA e atua no Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE).

Poliana Bicalho – Mãe, educadora, pesquisadora e mediadora cultural. Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade/ UFBA e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/ UFBA, com pesquisa voltada para o campo da mediação cultural. É integrante do Coletivo Gestão Cultural (UFBA/CNPq). Professora de teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador. É Coordenadora artístico-pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude.). Trabalhou como Técnica Cultural no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, com foco nas ações de formação de espectador. Possui larga experiência em ações formativas e de mediação cultural em eventos e festivais como o Festival Internacional Vivadança; FIAC – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia; FILTE – Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, entre outros.