Aula aberta do componente Tópicos Especiais em Artes I aborda “Desafios Decoloniais: Crises Ambientais e Disputas Territoriais no Cinema Indígena”

Aula aberta do componente Tópicos Especiais em Artes I aborda “Desafios Decoloniais: Crises Ambientais e Disputas Territoriais no Cinema Indígena”

Na próxima quinta-feira, 05 de outubro, será realizada uma aula aberta do componente Tópicos Especiais em Artes I, sob a coordenação da professora Karliane Nunes (IHAC). O evento acontece às 19h, na sala 201 do PAF-IV, no campus de Ondina, e traz como convidada Aline Frey, que falará sobre “Desafios Decoloniais: Crises Ambientais e Disputas Territoriais no Cinema Indígena“.

Ao situar as mudanças climáticas antropogênicas como parte de uma crise ambiental em andamento que remonta aos tempos coloniais, os povos indígenas têm vinculado os debates ecológicos contemporâneos aos impacto do colonialismo nos territórios tradicionais indígenas. A abordagem das mudanças climáticas está, portanto, entrelaçada e intimamente ligada ao processo de descolonização. As soluções para isso devem, portanto, envolver o desmantelamento ativo das relações coloniais de poder que continuam afetando a soberania dos povos indígenas e a capacidade de exercer seus direitos. No entanto, é necessário perguntar não apenas onde e se as vozes dos povos indígenas estão sendo ouvidas, mas também como o Cinema Indígena comunica essas questões. Qual é o papel das produções audiovisuais indígenas em trazerem perspectivas indígenas sobre o clima ao público em geral? Para responder a essas perguntas, discuto alguns temas recorrentes na produção cinematográfica indígena atual como disputas de terras, preservação da água e lutas pela manutenção cultural. Assim também como a importância dos festivais de cinema, especialmente festivais indígenas e ambientais, na difusão de perspectivas e conhecimentos indígenas sobre o meio ambiente.

SOBRE A CONVIDADA:

Aline Frey é doutora em Cinema e Estudos Culturais pela Universidade de Queensland (Austrália). Sua tese de doutorado aborda o tema das mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na perspectiva dos cinemas indígenas da Austrália e do Brasil. Aline é Mestra em Cinema pela Universidade de Otago (Nova Zelândia), com Pós-Graduação em Artes pela Universidade de Victoria em Wellington (NZ). Aline é formada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (Brasil). Foi curadora por muitos anos do festival de cinema indigena Cine Kurumin. Atualmente trabalha como consultora na área de desenvolvimento e pesquisa na Massey University (NZ).