Sob direção da profª. Elsa Kraychete (IHAC), Instituto Confúcio é instalado na UFBA

Sob direção da profª. Elsa Kraychete (IHAC), Instituto Confúcio é instalado na UFBA

No dia 11 de setembro (2023), às 10h, aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA a Cerimônia de Instalação do Instituto Confúcio na Universidade. O evento teve a presença de professores e pesquisadores da Universidade de Xangai e de universidades brasileiras.

No dia 18 de maio de deste ano a professora Elsa Sousa Kraychete (IHAC) foi nomeada como diretora do Instituto Confúcio no âmbito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A nomeação foi feita pelo reitor da UFBA, professor Paulo Cesar Miguez de Oliveira, por ocasião também da assinatura do Requerimento de Estabelecimento do Instituto Confúcio na UFBA pela Universidade de Xangai e pela Universidade Federal da Bahia.

Os Institutos Confúcio são iniciativas públicas promovidas pela Fundação de Educação Internacional Chinesa, com o propósito de fomentar a educação e cultura chinesas. Essas organizações sem fins lucrativos têm como objetivo principal o ensino da língua e cultura chinesas, além de facilitar o intercâmbio educacional e promover a amizade entre diferentes povos.

Os Institutos Confúcio foram estabelecidos em 2004 e estão vinculados ao Ministério de Educação da China, através do Hanban (Escritório Nacional para o Ensino da Língua Chinesa Como Língua Estrangeira).