urbBA[23] prorroga submissões de trabalhos até 10 de setembro

urbBA[23] prorroga submissões de trabalhos até 10 de setembro

A organização do 13º Seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA[23], prorrogou até 10 de setembro o prazo para submissões de trabalhos para apresentação no evento.

A chamada é para artigos a serem apresentados (de forma presencial ou remota) nas sessões temáticas, podendo participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais, membros de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos urbanos, entre outros.

O urbBA[23] busca conceituar, analisar e compreender esses territórios a partir de abertura onto-epistemológica e de horizontalidades críticas nos processos pluridisciplinares de formulação de questões e de elaboração de políticas, mediante quatro eixos de discussão: 1) Territórios ex-Cêntricos, uma ideia em construção; 2) Política urbana, regulação e territórios ex-Cêntricos; 3) ex-Centricidade como ação política; 4) Ações ex-Cêntricas de formação e incidência nos processos socioespaciais.

Dúvidas e consultas poderão ser enviadas ao e-mail urbba23submissao@gmail.com

O urbBA[23]

O grupo de pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, anuncia a realização do 13º Seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA[23], nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2023, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador/Bahia.

Trata-se de um evento aberto e gratuito, com possibilidades de participação presencial e remota. O urbBA[23] conta a participação da professora do IHAC Ângela Maria de Almeida Franco como integrante da Comissão Científica, além do apoio do Instituto.

Esta edição, que tem como temática “Territórios ex-Cêntricos: sujeitos, ações, interfaces”, é especialmente mobilizada pela criação da Secretaria Nacional de Periferias no Ministério das Cidades, o que requer acompanhamento e contribuições advindas dos debates acadêmicos e ativismos político-sociais diversos. E é inspirada pela ideia de Milton Santos de “retorno” do território como lugar da ação e da resistência da sociedade civil, em busca de realização plena de direitos.

Para mais informações: https://urbba23.wixsite.com/urbba23 ou instagram do Grupo de Pesquisa Lugar Comum: https://www.instagram.com/lugarcomum.ufba/