Nota sobre problemas na matrícula dos Bacharelados Interdisciplinares no semestre 2023.2
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC
COMUNICADO
Prezada comunidade estudantil,
Vimos, através dessa nota, explicar os problemas de matrícula que temos enfrentado e reiterar que estamos solidários com os/as discentes. Entendemos a insatisfação com os percalços produzidos, entretanto, mais uma vez, estamos fazendo o possível para contornar os obstáculos no processo de matrícula.
Não é novidade que a UFBA é uma instituição complexa, e o IHAC absorve toda essa complexidade administrativa ao gerir um universo de mais de 6 mil estudantes, que buscam vagas em componentes curriculares nas mais de 30 unidades de ensino da UFBA. Para operar todo esse sistema e fazer a matrícula acontecer adequadamente, contamos com a participação de diferentes setores da UFBA, que trabalham alinhados e incansavelmente, para que todos os princípios da gestão pública sejam respeitados.
Dessa forma, ao ser identificado um problema na matrícula, não apenas o IHAC é acionado, mas também a SUPAC, a STI, a PROGRAD e os diferentes departamentos/coordenações acadêmicas que oferecem as vagas, para que o problema seja resolvido rapidamente e sem prejuízo aos/às discentes. Dessa vez não foi diferente. Os problemas foram identificados e rapidamente buscamos soluções junto aos setores competentes, buscando, inclusive, ampliação dos prazos já divulgados, para que toda a matrícula aconteça de maneira isonômica e todos os direitos estudantis sejam preservados e respeitados.
Salientamos que diariamente estamos no Instituto fazendo o nosso trabalho, acolhendo as demandas, buscando a melhor solução para os problemas que aparecem. Temos uma relação próxima com os centros acadêmicos, que estão em constante diálogo e são sempre informados das soluções encontradas. Saibam que nós (direção, coordenação acadêmica, colegiados e servidores) estamos atentos e disponíveis para ouvir a comunidade estudantil, buscando encontrar soluções possíveis junto à administração central.
Finalmente, destacamos a responsabilidade e seriedade de toda a equipe de servidores/as da SIG para responder da melhor forma possível às demandas de matrícula.