Projeto “O cuidado por mulheres de comunidades negras rurais e quilombolas na Bahia e Sergipe: socialização e sistematização de saberes” seleciona estudantes para bolsas PIBIEX
A professora do IHAC Bianca Rückert está selecionando dois estudantes interessadas/os em participar como bolsistas PIBIEX do projeto “O cuidado por mulheres de comunidades negras rurais e quilombolas na Bahia e Sergipe: socialização e sistematização de saberes”.
Sobre o projeto: Trata-se de um projeto de extensão universitária sobre saberes e práticas de cura e cuidado com base em plantas medicinais por mulheres de comunidades remanescentes de quilombo nos estados da Bahia e Sergipe. Objetiva-se promover a visibilidade, a valorização e a sistematização de saberes de cura e cuidado, através de ações de educação popular e da produção de materiais de comunicação.
Pré-requisitos para a bolsa: Para participar é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA, ter coeficiente de rendimento maior ou igual à 6,0; não estar inadimplente com a PROEXT; não acumular bolsa com outro Programa institucional; ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação às atividades da bolsa; ter disponibilidade para participar das reuniões do grupo quinzenalmente às quintas-feiras, de 15 às 18 horas.
Confira no edital Pibiex 2023/2024 os requisitos e as responsabilidades do bolsista: https://drive.google.com/file/d/1HCV3KPSGed0uec5rIPiuM4Uxh-_DAyyx/view?usp=drivesdk
Serão selecionados dois bolsistas, com atribuições, planos de trabalho e perfil distintos.
Atribuições das/os bolsistas:
Plano de trabalho 1 – Educação popular e sistematização de saberes em material de comunicação: contribuir na construção da metodologia de sistematização; contribuir na sistematização dos saberes de cura e cuidado; construir proposta de oficina para validação dos saberes locais; participar da redação do Caderno; construir uma reflexão acerca da experiência de extensão.
Plano de trabalho 2 – Projeto gráfico e validação de material de comunicação: participar da construção do gráfico do Caderno; diagramação e/ou ilustração do Caderno; participar do processo de validação do Caderno, conjuntamente com as mulheres quilombolas; sistematizar a experiência de extensão universitária.
Sobre o processo seletivo: Para participar da seleção é preciso preencher o formulário disponível nos links disponíveis abaixo. Para cada plano de trabalho, há um link de inscrição específico.
No formulário, o/a estudante deve anexar uma carta de apresentação, descrever sua experiência com ensino, extensão e/ou pesquisa relacionada à temática do projeto, anexar os comprovantes das experiências relatadas e o histórico de graduação.
Serão consideradas como critérios de seleção: experiência pessoal com a temática; as motivações para a atuação como bolsista; experiências com ensino, extensão e pesquisa que poderão contribuir com a atuação como bolsista; e capacidade de escrita e reflexão da/o estudante expressos na carta. Como critério de desempate serão considerados: maior coeficiente de rendimento no histórico de graduação (CR), maior carga horária cursada na graduação, maior idade. No caso de egressos de BI, para fins de desempate serão considerados o CR e a carga horária do histórico vigente.
Link dos formulários para participação no processo seletivo:
Plano de trabalho 1 – Educação popular e sistematização de saberes em material de comunicação: https://forms.gle/DpGqTBCFfPPw7mfM9
Plano de trabalho 2 – Projeto gráfico e validação de material de comunicação: https://forms.gle/igSqMq2hokHYHkEQ9
Os formulários estarão abertos para recebimento de respostas até as 18 horas do dia 21/07/23 (sexta-feira).
O resultado da seleção será enviado por e-mail, nos endereços cadastrados no formulário de respostas.
Calendário:
Preenchimento do formulário – até 21/07/23, às 18 horas.
Divulgação do resultado por e-mail: até 23/07/23
Indicação do bolsista no sistema: até 24/07/23
Entrega de documentos para implantação das bolsas: até 31/07/23
Início da bolsa: 01 agosto de 2023