urbBA[23] divulga chamada de trabalhos para sua 13ª edição. Evento conta com apoio do IHAC

urbBA[23] divulga chamada de trabalhos para sua 13ª edição. Evento conta com apoio do IHAC

O grupo de pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, anuncia a realização do 13º Seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA[23], nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2023, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador/Bahia. O evento conta com o apoio do IHAC desde a edição de 2012.

Trata-se de um evento aberto e gratuito, com possibilidades de participação presencial e remota. Esta edição, que tem como temática “Territórios ex-Cêntricos: sujeitos, ações, interfaces”, é especialmente mobilizada pela criação da Secretaria Nacional de Periferias no Ministério das Cidades, o que requer acompanhamento e contribuições advindas dos debates acadêmicos e ativismos político-sociais diversos. E é inspirada pela ideia de Milton Santos de “retorno” do território como lugar da ação e da resistência da sociedade civil, em busca de realização plena de direitos.

O urbBA[23] busca conceituar, analisar e compreender esses territórios a partir de abertura onto-epistemológica e de horizontalidades críticas nos processos pluridisciplinares de formulação de questões e de elaboração de políticas, mediante quatro eixos de discussão:  1) Territórios ex-Cêntricos, uma ideia em construção; 2) Política urbana, regulação e territórios ex-Cêntricos; 3) ex-Centricidade como ação política; 4) Ações ex-Cêntricas de formação e incidência nos processos socioespaciais.

A chamada é para artigos a serem apresentados (de forma presencial ou remota) nas sessões temáticas, podendo participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais, membros de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos urbanos, entre outros.

Submissão de artigos até 3 de setembro de 2023.

Para mais informações:
https://urbba23.wixsite.com/urbba23
instagram.com/lugarcomum.ufba