Dissertação de egressa do PPGRI vira livro sobre Ativismos e Pan-Africanismos de Mulheres Negras

Dissertação de egressa do PPGRI vira livro sobre Ativismos e Pan-Africanismos de Mulheres Negras

Blenda Santos, mestra em Relações Internacionais pelo PPGRI/UFBA, acaba de publicar o livro “Negras Travessias: Ativismos e Pan-Africanismos de Mulheres Negras”.

A obra é fruto de sua dissertação no Programa, e explora os diálogos, convergências e divergências entre o pan-africanismo — movimento internacional de resistência e reafirmação identitária negra — e o ativismo de mulheres negras no espaço que compreende a diáspora do Atlântico Negro.

Em 2021, a pesquisa recebeu o Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política (organizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga) e, em 2022, foi eleita a melhor dissertação em Relações Internacionais do Brasil pelo 10º Concurso de Dissertações e Teses da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

O livro “Negras Travessias” está disponível no formato ebook nas plataformas Amazon, Apple Books, Google Store, Kobo, Skeelo, Storytel, Livraria Martins Fontes Paulista e Disal. A versão física estará disponível nas próximas semanas no site da Editora Appris.

Informações sobre o lançamento serão divulgadas em breve.