Edição da Revista Poiésis conta com dossiê organizado por Mariela B. Hernández (IHAC) e artigo de Karla Brunet (IHAC)

Edição da Revista Poiésis conta com dossiê organizado por Mariela B. Hernández (IHAC) e artigo de Karla Brunet (IHAC)

Foi publicado na edição de Jan./Jun. 2023 da Revista Poiésis, periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), o dossiê “Ciência, arte e a dissolução das fronteiras“, organizado pela professora Mariela B. Hernández (IHAC):

“Este dossiê reúne um conjunto de reflexões sobre a integração Arte-Ciência desenvolvidas sob um olhar contemporâneo. O compêndio de textos expõe diálogos interdisciplinares de campos diversos: artes visuais e cênicas, música, vídeo, matemática, ciências naturais, epistemologia, estética, leituras artísticas e científicas da natureza, divulgação da ciência e processos criativos, dentre outros. O objetivo central é contribuir para o entendimento dessa integração, diversificando e dilatando as interpretações e sugerindo novos temas possíveis de interesse. O leque de narrativas vai de relatos de experiências pessoais de cientistas e artistas até investigações acadêmicas conduzidas por estudiosos do tema”.

O número conta ainda com artigo da professora Karla Brunet (IHAC) intitulado “Arte & Ciência: uma metodologia de expedição artística de percepção do Mar Mediterrâneo“. Confira o resumo:

“Este artigo apresenta uma aproximação da Arte & Ciência através de uma metodologia proposta de expedição artística para perceber o mar. Tendo a caminhada como ponto de partida e coletas de dados científicos com medidores portáteis, a expedição usa o corpo como sensor e propõe um sentir o mar através desta corporificação do lugar. As histórias locais e discussões científicas se misturam, formando narrativas do mar. A metodologia foi criada como forma de percepção do Mar Mediterrâneo, uma proposta artística de decolonização da natureza, decolonização dos mares. É uma escuta científica e subjetiva de imersão no mar”.

Veja a edição completa da Revista Poiésis no endereço periodicos.uff.br/poiesis.

Sobre a Revista

“A Revista Poiésis é uma publicação semestral, de livre acesso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Atuando no campo ampliado das artes, a Revista Poiésis tem como objetivo a publicação de pesquisas, através de artigos, trabalhos artísticos, traduções, entrevistas e resenhas que tratem de forma substantiva as questões pertinentes à produção das artes e do pensamento crítico na contemporaneidade. De acordo com sua política editorial, a Revista Poiésis prioriza a publicação de trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas realizadas prioritariamente no âmbito acadêmico, sem excluir pesquisa, produções e práticas que ocorram em outros cenários”.