Laura Castro (IHAC) lança seu novo livro “A história de um botão” no dia 18 de junho no MAM Bahia

Laura Castro (IHAC) lança seu novo livro “A história de um botão” no dia 18 de junho no MAM Bahia

Este domingo, 18/06, a escritora Laura Castro lança seu novo livro “A história de um botão” no MAM Bahia, em Salvador. Um livro para bebês, erês e crianças de todas as idades editado pela Duna, editora baiana dedicada a criações em livros de artista, experimentações gráficas artesanais e jardinagem.

“A história de um botão” nasceu como um livro feito pela artista para presentear seu filho Benjamin Araujo em seu 1º aniversário sobre os atravessamentos – a cada página – da maternidade no corpo. Após mais de dez anos, este livro, que nasceu em 2011, floresce em público. Entre romances, poesia, livros-objeto, paradidáticos, este é o décimo sexto livro autoral de Laura, que iniciou sua trajetória na literatura com o Prêmio Bolsa de Criação Literária da Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, em 2009.

No dia 18/6, o rito de lançamento será aberto pela oficina “Acordar a semente ou Na Barriga da Terra” conduzidas por Felipe Caires, mãe e filho, Laura e Benjamin, para ensinar a fazer bombas de adubo orgânico, barro e sementes, discutindo, a partir da poesia, a possibilidade de reflorestamento de cidades, praças, quintais e aprendendo outras práticas de ecologia. A oficina será aberta a crianças e adultos, sem inscrição prévia e tem início às 14h, no Galpão de Oficinas do MAM.

Após a oficina, às 16h, será o momento da publicação que é composta por um livro redondo de tecido, um poema-receita e uma experiência sonora. “A história de um botão” incorpora materialidades e ofícios lentos: a argila, a serigrafia, o tecido, a costura. Guiadas pela frase do líder yanomami Davi Kopenawa – “Acho que vocês deveriam sonhar a terra, pois ela tem coração e respira” – compõe este livro-objeto um poema que canta o planeta Terra como grande mãe, para ser escutado em voz alta, gravado por mulheres falantes de diferentes línguas maternas e vindas de diversos territórios das Américas: Rita Huni Kuin, Sabrina K. Garba, Neusa Poty, Elena Landinez e Laura na versão em português. O evento é inteiramente gratuito.

MINI-bio Laura Castro

Artista da palavra e editora independente, Laura Castro investiga o campo da edição, da performance, do livro experimental e das artes visuais. É autora e organizadora de dezenas de publicações, em diversos gêneros como romances, poesia, crítica e livros-objeto. Estreou na literatura com os livros-objeto “Cabidela” (2011) e “Fio Condutor” (2013) e publicou mais recentemente “Inês: pequena antologia do passado” e “Mina dágua do meu peito”, ambos em 2020. Integrou antologias como “Autores Baianos: um panorama” (FUNCEB/P55) e a coleção Maloqueirista. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, na Universidade Federal da Bahia, onde atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Frequenta o campo do livro experimental com o coletivo Sociedade da Prensa/EDTÓRA desde 2013 e na curadoria de feiras de publicação como a “Paraguassu – Feira de Impressos”. Nos últimos anos tem se dedicado ao projeto de extensão LIVRO-LUGAR e seus desejos de pesquisa atravessam as artes e publicações dos povos indígenas do Brasil.