Laura Castro (IHAC) lança seu novo livro “A história de um botão” no dia 18 de junho no MAM Bahia
Este domingo, 18/06, a escritora Laura Castro lança seu novo livro “A história de um botão” no MAM Bahia, em Salvador. Um livro para bebês, erês e crianças de todas as idades editado pela Duna, editora baiana dedicada a criações em livros de artista, experimentações gráficas artesanais e jardinagem.
“A história de um botão” nasceu como um livro feito pela artista para presentear seu filho Benjamin Araujo em seu 1º aniversário sobre os atravessamentos – a cada página – da maternidade no corpo. Após mais de dez anos, este livro, que nasceu em 2011, floresce em público. Entre romances, poesia, livros-objeto, paradidáticos, este é o décimo sexto livro autoral de Laura, que iniciou sua trajetória na literatura com o Prêmio Bolsa de Criação Literária da Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, em 2009.
No dia 18/6, o rito de lançamento será aberto pela oficina “Acordar a semente ou Na Barriga da Terra” conduzidas por Felipe Caires, mãe e filho, Laura e Benjamin, para ensinar a fazer bombas de adubo orgânico, barro e sementes, discutindo, a partir da poesia, a possibilidade de reflorestamento de cidades, praças, quintais e aprendendo outras práticas de ecologia. A oficina será aberta a crianças e adultos, sem inscrição prévia e tem início às 14h, no Galpão de Oficinas do MAM.
Após a oficina, às 16h, será o momento da publicação que é composta por um livro redondo de tecido, um poema-receita e uma experiência sonora. “A história de um botão” incorpora materialidades e ofícios lentos: a argila, a serigrafia, o tecido, a costura. Guiadas pela frase do líder yanomami Davi Kopenawa – “Acho que vocês deveriam sonhar a terra, pois ela tem coração e respira” – compõe este livro-objeto um poema que canta o planeta Terra como grande mãe, para ser escutado em voz alta, gravado por mulheres falantes de diferentes línguas maternas e vindas de diversos territórios das Américas: Rita Huni Kuin, Sabrina K. Garba, Neusa Poty, Elena Landinez e Laura na versão em português. O evento é inteiramente gratuito.
MINI-bio Laura Castro
Artista da palavra e editora independente, Laura Castro investiga o campo da edição, da performance, do livro experimental e das artes visuais. É autora e organizadora de dezenas de publicações, em diversos gêneros como romances, poesia, crítica e livros-objeto. Estreou na literatura com os livros-objeto “Cabidela” (2011) e “Fio Condutor” (2013) e publicou mais recentemente “Inês: pequena antologia do passado” e “Mina dágua do meu peito”, ambos em 2020. Integrou antologias como “Autores Baianos: um panorama” (FUNCEB/P55) e a coleção Maloqueirista. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, na Universidade Federal da Bahia, onde atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Frequenta o campo do livro experimental com o coletivo Sociedade da Prensa/EDTÓRA desde 2013 e na curadoria de feiras de publicação como a “Paraguassu – Feira de Impressos”. Nos últimos anos tem se dedicado ao projeto de extensão LIVRO-LUGAR e seus desejos de pesquisa atravessam as artes e publicações dos povos indígenas do Brasil.