Componente Ação Artística I promove aula aberta com lançamento de livro e conversa sobre Teatralidades Negras

Componente Ação Artística I promove aula aberta com lançamento de livro e conversa sobre Teatralidades Negras

Arte: Rafaelle Roza

No dia 31 de maio (2023), às 15h30, na sala 103 do PAF-V, a turma da professora Cíntia Guedes do componente Ação Artística I (semestre 2023.1) realiza uma aula aberta sobre Teatralidades Negras. A atividade traz o lançamento do livro “Teatralidades Aquilombamentos – várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo“, de Soraya Martins, e ainda uma conversa com a autora e Igor Cordeiro.

Sobre o livro: “O teatro está em fuga e, para estudar rotas e executar planos, Soraya Martins aposta em uma abordagem de corpo presente das variadas expressões da cena negra belorizontina, fazendo de Teatralidades–aquilombamentos: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo uma oportunidade para aquel_s que estão interessad_s nos modos pelos quais o quilombo se refaz nas performances artísticas contra-coloniais”. – Prefácio da profa. Cíntia Guedes

Sobre _s convidad_s:

Soraya Martins, atriz, professora de literatura brasileira, pesquisadora, crítica e curadora de teatros. Formada no Teatro Universitário da UFMG, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários com pesquisas sobre a multiplicidade das teatralidades negras. Atuou na equipe curatorial do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2018 a 2022) e do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (2018). É colaboradora no site de crítica Horizonte da Cena e integra o projeto segundaPreta e a associação de críticos de teatro  AICT- Brasil. Escreve críticas e ministra oficinas sobre teatro e artes negras em diversos festivais em todo o Brasil. Atualmente, faz parte da frente criativa e curatorial do Dona Ruth: Festival de Teatro negro de São Paulo.

Igor Cardoso Ribeiro é um jovem, negro, canceriano, bissexual, oriundo da periferia de Salvador, educador, artista e advogado, engajado na luta antirracista. É Bacharel em Artes pelo IHAC/UFBA e mestrando em Artes Cênicas PPGAC/UFBA, onde  pesquisa corporeidades negras nas artes cênicas. É professor da Rede de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Educador Jurídico no Programa Corra Pro Abraço.