IHAC avalia a experiência do Ihacrítico
Representantes estudantis dos quatro bacharelados interdisciplinares (BIs) do IHAC avaliaram a experiência do Ihacrítico, Projeto de Extensão aprovado pelo Instituto que aconteceu dia 6 de maio com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao projeto do BI.
Os temas abordados em grupos de trabalho (GTs), que aconteceram simultaneamente em salas separadas durante o turno da tarde, discutiram sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC), atividades complementares, projeto político-pedagógico e orientação acadêmica. À noite, na plenária, o assunto principal foi a passagem do aluno do BI aos cursos de progressão linear (CPL) da UFBA.
A presença estudantil foi bastante participativa em todos os GTs e também na Plenária. Milena Sá, representante do BI em Saúde, considera que o espaço foi produtivo, pois “analisando os avanços e as dificuldades existentes através desses bons momentos de discussões, fomos capazes de propor idéias que podem contribuir para o melhor funcionamento do nosso BI”, explica.
O estudante do BI em Artes, Ramon Coutinho, que participou do GT sobre o TCC, gostou do teor crítico do evento e comentou que foi uma oportunidade de ouvir os estudantes “cara a cara” e, assim, criar propostas coletivamente. “Esse GT levantou a questão da inclusão do TCC no projeto dos BIs, uma vez que este não prevê sua realização”, salientou.
O professor Naomar de Almeida Filho participou do GT sobre o Projeto Político-Pedagógico e comentou sobre o entusiasmo dos estudantes em sua página, em um site de relacionamento. “A energia dos alunos do BI discutindo o projeto pedagógico é impressionante”, afirmou. Almeida Filho disse também gostar do ritmo, da organização e do nível de conhecimento dos participantes. “Estudaram os textos e investiram no debate […] estou numa sala com mais de 40 estudantes, de vez em quando todos falam, mas se organizam rápido. Há um ritmo, a palavra flutua e como se movem”, disse.
Rico Soares, representante do BI em Artes, comentou que a idéia do Ihacrítico é de se transformar em espaço permanente de discussão entre os alunos. “O Ihacrítico não se encerra por aqui, a presença estudantil aqui é fantástica, temos sim uma massa crítica no IHAC e isso precisa sempre ser potencializado, principalmente através de atividades como essa”. Os organizadores pretendem estender o Ihacrítico. “A ideia dos GTs foi de otimizar as discussões e isso certamente foi altamente produtivo. Entendemos que um dia não é suficiente pra tantos assuntos”, complementou o representante.
Confira no link a seguir fotos do ihacrítico e da confraternização que aconteceu logo após a plenária: http://www.flickr.com/photos/45034565@N04/?saved=1