Albino Rubim lança livro com a presença de Paulo Miguez (reitor da UFBA) e Sophia Rocha (coordenadora do CULT)

Albino Rubim lança livro com a presença de Paulo Miguez (reitor da UFBA) e Sophia Rocha (coordenadora do CULT)

No dia 03 de maio (2023), às 18h, no auditório da Biblioteca Rubim de Pinho (UFBA), acontece o lançamento do livro “Políticas culturais: diálogos possíveis“, de autoria do professor e pesquisador Antônio Albino Canelas Rubim. O evento será um bate-papo com a participação do autor do livro, do professor Paulo Miguez (reitor da UFBA) e de Sophia Rocha (pesquisadora e coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT).

A obra reúne 11 textos escritos sobre políticas culturais. Eles tratam de múltiplos temas: discussões teórico-conceituais sobre a própria noção de políticas culturais; a construção do conceito na América Latina; as articulações das políticas culturais com o estado; o financiamento da cultura; os primórdios das políticas culturais; as experiências e desafios da gestão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; as conexões entre políticas culturais e universidades; a Revolução Russa e suas tentativas de políticas culturais; a reflexão sobre o Programa Cultura Viva; dentre outros. A diversidade temática pensa as políticas culturais nas mais diferentes áreas da sociedade, demonstrando sua importante presença no mundo e no Brasil contemporâneos.

O livro tem apresentação de Danilo Miranda (diretor do SESC-SP), prefácio da pesquisadora Isaura Botelho e orelha de Paulo Miguez (reitor da UFBA).

Sobre o autor

Antônio Albino Canelas Rubim é pesquisador sênior do CNPq e também do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), professor do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da UFBA. Ele foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e Secretário de Cultura da Bahia. É autor de inúmeros artigos, ensaios e livros, publicados no Brasil e no exterior.