Professor do IHAC e do Pós-Cultura vence bolsa de reportagem do Centro Pulitzer em homenagem a Dom Phillips

Professor do IHAC e do Pós-Cultura vence bolsa de reportagem do Centro Pulitzer em homenagem a Dom Phillips

Dom Phillips — Foto: Reprodução Twitter/@domphillips

O professor do Bacharelado de Humanidades do IHAC e coordenador do Pós-Cultura, Felipe Milanez, é um dos ganhadores da bolsa de reportagem do Pulitzer Center chamada Bolsa de Reportagem Dom Phillips: “Como Salvar a Amazônia?”. O Prêmio visa apoiar projetos de jornalismo que investigam o futuro da Amazônia e como evitar seu colapso.

“Como Salvar a Amazônia” era o título do livro que o jornalista Dom Phillips queria terminar de escrever quando ele e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados em 5 de junho de 2022 durante uma viagem ao Vale do Javari (AM). Esta chamada especial do Pulitzer foi um convite para reportagens como Phillips fazia: no local, em conversa com as comunidades, e procurando mostrar a um grande público as possíveis formas de evitar o colapso deste ecossistema crucial e daqueles que o habitam.

Dom Phillips vivia em Salvador, com sua esposa Alessandra Sampaio, e era colaborador do projeto de pesquisa projeto de pesquisa “Construindo Comunidades Saudáveis em Favelas Urbanas Brasileiras”, liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).

Era amigo pessoal do professor Felipe Milanez, do IHAC / Pós Cultura, uma de suas fontes de entrevistas. Dom uma vez procurou Felipe para conhecer o povo indígena Yawanawa, que vive no estado do Acre, para entrevistar o cacique Biraci Nixiwaka, amigo do professor, com o qual realizaram diversos trabalhos em conjunto. Dom e Bira passaram a trocar mensagens, se aproximar, e agendaram uma visita na aldeia Sagrada dos Yawanawa, no rio Gregório, para entrevistas para seu livro, onde iria trazer a história do povo Yawanawa como um exemplo de futuro para a Amazônia. Dom Phillips não teve tempo de concretizar seu desejo. O projeto do professor Felipe Milanez, em conjunto com o cacique Biraci Nixiwaka, consiste em realizar esta entrevista com o cacique, sobre suas visões de futuro coletivo, a história da luta do povo Yawanawa, os desafios do Antropoceno, das mudanças climáticas e para salvar a Amazônia do colapso, um trabalho que Phillips queria, mas não conseguiu realizar. 

Os resultados serão publicados nas revistas CartaCapital, The Internationalist, em um podcast da Rádio Ambulante e integrar artigo para uma edição especial da revista Ciência e Saúde Coletiva. 

Um capítulo de livro escrito por Felipe Milanez a partir de depoimentos com Biraci Nixiwaka pode ser acessado no livro Literatura Indígena no Brasil contemporâneo, disponível nesse link: https://www.editorafi.org/438indigena.

Palestra de Biraci Nixiwaka com o professor Felipe Milanez, para o Curso de Extensão “As muitas vozes do Antropoceno: debates em ciência, cultura, natureza e sociedade”, coordenado pelo professor André Carvalho, está disponível no youtube do IHAC Digital no link https://www.youtube.com/watch?v=LFvRFYcwUmE&t=445s 

Mais informações aqui:

https://pulitzercenter.org/node/29261

e aqui

https://pulitzercenter.org/pt-br/bolsa-de-reportagem-dom-phillips-como-salvar-amazonia