Aula Inaugural de 2023.1 do PPGRI traz Prof. Antonio F. Romero Gómez (Universidade de Havana) no dia 13 de março

Aula Inaugural de 2023.1 do PPGRI traz Prof. Antonio F. Romero Gómez (Universidade de Havana) no dia 13 de março

No dia 13 de maio (2023) o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA (PPGRI) recebe como convidado o professor Antonio F. Romero Gómez, da Universidade de Havana (UH), Cuba, para a Aula Inaugural do semestre letivo 2023.1 do Programa. O encontro terá como tema “Desafios Contemporâneos da Globalização” e acontece a partir das 18h30 no auditório do PAF-V, no campus de Ondina da UFBA.

Também na ocasião, dois acordos de cooperação internacional, viabilizados pela vinda do professor Romero como Professor Visitante no Brasil (CAPES PrInt), serão assinados pelo Reitor da UFBA, prof. Paulo César Miguez de Oliveira, entre a UFBA, a Universidade de Havana, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e o Centro de Investigações de Economia Internacional (CIEI) da UH.

Agenda do professor Romero na UFBA

  • 10/03, 8h00-11h30, PAF III. Aula “Globalização e desglobalizaçao: a perspectiva de Cuba socialista” no âmbito do curso do PPGRI Estudos críticos da globalização (aberta ao público).
  • 13/03, 18h30, auditório do PAF V. Aula inaugural do ano acadêmico do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais: “Desafios Contemporâneos da Globalização”.
  • 15/03, 19h00-20h00, participação na mesa do Congresso da UFBA “Da globalização ao protecionismo discriminatório: as recentes evoluções do sistema capitalista internacional e a guerra”, com os professores Andrea Califano e Paulo Balanco, organizada pelo grupo de pesquisa GLOPOLI.

Sobre o professor Antonio F. Romero Gómez

Doutor em Ciências Econômicas (Economia Internacional), pela Universidade de Havana. Professor da Universidade de Havana (UH). Atuou como diretor do Centro de Pesquisas Econômicas Internacionais (CIEI) da UH de janeiro 1992 até abril 2002, quando começou a trabalhar como funcionário internacional na Secretaria Permanente do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA), onde permaneceu até dezembro de 2011. Entre fevereiro de 2017 e março de 2020 foi Diretor da Faculdade de Economia da UH. É Presidente da Cátedra de Estudos do Caribe “Norman Girvan” da UH. Em agosto de 2015, a Universidade Simón Bolívar (Barranquilla, Colômbia) conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Sociais e Humanas por sua contribuição no campo das relações econômicas internacionais e estudos caribenhos. Ao longo de sua carreira profissional publicou mais de sessenta artigos em revistas especializadas em economia, desenvolvimento e relações internacionais.