Inscrição presencial em componentes curriculares

Conforme anunciamos na nossa mensagem de 31/12, e de acordo com o Calendário Acadêmico disponível no site da UFBA desde novembro, a etapa presencial da inscrição em componentes curriculares ocorrerá de 16 a 22 de fevereiro.

Estamos enviando agora o escalonamento, para que cada estudante saiba (e anote na agenda…) a data e horário em que deve comparecer ao PAF III para o caso de não ter sido atendido (integral ou parcialmente) o seu pedido via web.

O escalonamento para o comparecimento, a cada dia, está feito de acordo com o Coeficiente de Rendimento. Será preciso ter conhecimento do mesmo para comparecer no dia e horário corretos. Acesse seu Histórico Escolar no SIAC, imprima-o e o leve com você para a inscrição.

A data prevista para o CPD divulgar no SIAC o resultado dos pedidos feitos via web  é 7 de fevereiro. Veja no Projeto Pedagógico de seu curso (www.ihac.ufba.br) que componentes você deve cursar, verifique se o resultado de sua inscrição web está adequada e compareça à etapa presencial se desejar acrescentar ou trocar algum componente.

Caso na etapa presencial ainda fique alguma pendência, teremos a etapa seguinte, de ajuste de inscrição, com aproveitamento de vagas não utilizadas por cursos de outras Unidades, no período de 25/2 a 1º/3.

Atenção: a inscrição em pelo menos uma das duas primeiras etapas é obrigatória. Só pode fazer os ajustes e só pode cursar o semestre quem fizer essa inscrição, via web ou presencialmente.

Os Projetos de Áreas de Concentração estão sendo avaliados pelo Conselho Acadêmico de Ensino e é possível que componentes previstos por nós para o semestre 2011.1 não estejam ainda cadastrados no sistema informatizado de matrícula na etapa presencial. Nesses casos, teremos os dias 22, 23 e 24/2 para as complementações. Nesses três dias atenderemos somente os estudantes já inscritos em Áreas de Concentração que tenham ficado com pendência.

As vagas em componentes específicos de cada Área de Concentração encontram-se reservadas para os inscritos na respectiva Área. Isso não impedirá que os interessados em componentes de determinada Área cursem os mesmos, ocupando as vagas que sobrem.

Os que desejam cancelar inscrição feita em Área de Concentração e retornar para a Grande Área, devem entregar um ofício com essa solicitação ao Colegiado de seu Curso, na etapa presencial, e realizar matrícula normalmente, utilizando todas as vagas disponíveis. Em maio abriremos novas inscrições para Áreas de Concentração a serem iniciadas em 2011.2.

Na mensagem de 31/12 ressaltamos o fato de que a inscrição via web, no caso dos B.I. é apenas uma primeira etapa. As duas etapas posteriores são importantes pelo fato de nossos currículos serem na sua maioria integrados por componentes optativos e oferecidos por outras Unidades.

O horário de atendimento na etapa presencial e na de ajustes será de 15 às 21h. Caso não possa comparecer, deve emitir procuração (ver modelo em www.sgc.ufba.br) para um parente ou colega de confiança, deixando com ele número de telefone para contatos que se façam necessários.

A entrada na sala de inscrição será feita por ordem decrescente do Coeficiente de Rendimento, a cada dia, obedecendo as seguintes faixas:

Dia 16/2 – C.R. de 10  a  8,50
Dia 17/2 – C.R. de 8,49 a 7,50
Dia 18/2 – C.R. de 7,49 a 5,50
Dia 21/2 – C.R. de 5,49 a 0,0

Observação: Os estudantes do Noturno que só possam comparecer à noite terão seu C.R. considerado, passando à frente dos que tenham C.R. menor que o seu.

Em seguida divulgaremos o Programa de Monitoria e convidaremos os formandos de 2011 para uma reunião.

Colabore. Comente a data dessa etapa presencial de inscrição com seus colegas mais próximos.

É possível que alguns estudantes estejam com e-mail desatualizado no cadastro oficial da matrícula ou que não leiam as mensagens com frequência.

Não há outra forma de nos comunicarmos, a não ser por e-mail, com os atuais 1.340 estudantes do IHAC, que em março serão 2.640…