Quilombo Aldeia Tubarão recebe II Encontro de Artes Das/Nas Periferias de Salvador no final de novembro

Quilombo Aldeia Tubarão recebe II Encontro de Artes Das/Nas Periferias de Salvador no final de novembro

O próximo coletivo a receber o Encontro de Artes nas/das Periferias é o Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL), que fica no Subúrbio Ferroviário de Salvador (Rua da Mangueira, s/n, Paripe). As atividades acontecem no dia 26 de novembro (sábado), a partir das 13h.

A programação do evento inclui a exposição “Favela Revela Artes Visuais”, que vai ser a primeira mostra de artes visuais do QUIAL, e conta ainda com exibição de documentários, exposição fotográfica, lançamento do filme “T de Tubarão” e bate-papo com elenco, intervenções artísticas e muito mais.

Em sua segunda edição, o Encontro de Arte Das/Nas Periferias já promoveu o Sarau do Jaca, e entre os meses de novembro e dezembro promove mais três eventos em Salvador. Um intercâmbio de práticas e saberes entre coletivos de arte e comunicação que atuam nas periferias da cidade. Os coletivos anfitriões vão abrir as portas das suas casas-quilombos e oferecer gratuitamente uma programação diversa voltada para públicos de todas as idades. 

O evento tem o objetivo de fomentar a ampliação de uma rede que conecte as diversas iniciativas artísticas de diferentes bairros da cidade e incentivar a realização de ações com as comunidades. Saraus e slams de poesia, oficinas, apresentações teatrais, shows, lançamento de livros, feira de marcas das periferias, exibição de filmes são algumas das ações previstas na programação. Rodas de conversa sobre direito à cidade também fazem parte das atividades.

O encerramento desta segunda edição do Encontro de Arte Das/Nas Periferias será na primeira semana de dezembro, com coletivo anfitrião e programação a ser divulgada em breve.

Saiba mais – O Encontro de Artes Das/Nas Periferias é uma realização do grupo de pesquisa e intervenção comunitária Rede ao Redor, vinculado ao IHAC/UFBA e conta com o apoio financeiro da Pró Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT). São parceiros do Encontro os coletivos Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL), Favela Revela, Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) e Sarau da Onça, a Campanha ZeisJá e as/os estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA: Liz Reis, Vanessa Cunha, João Marcos Guimarães, Matheus Santana, Gabriel Silveira; do IHAC: Lucas Oliveira e da Faced: Verena Vieira e Natureza França. 

Sobre A Rede ao Redor – A Rede ao Redor teve início em 2016 e foi criada com o objetivo de realizar um mapeamento de iniciativas em arte e comunicação idealizadas e lideradas por jovens das periferias da cidade de Salvador. Parte do trabalho está disponível neste link: https://padlet.com/redeaoredor/ve65u0c9l5jchcq4. Em 2017, em parceria com o projeto Latitudes Latinas foi realizado o I Encontro de Artes Das/Nas Periferias e contou com uma programação extensa e uma série de coletivos parceiros.