Prof. Luiz Marcio Farias (IHAC) organiza livro sobre percursos de estudo e pesquisa à luz da teoria antropológica do didático

Prof. Luiz Marcio Farias (IHAC) organiza livro sobre percursos de estudo e pesquisa à luz da teoria antropológica do didático

O professor do IHAC Luiz Marcio Farias é um dos organizadores dos volumes 1 e 2 do livro “Percursos de Estudo e Pesquisa à Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação” publicados este ano (2022) pela editora CRV.

Confira abaixo mais mais informações sobre as publicações:

Título: Percursos de Estudo e Pesquisa à Luz da Teoria Antropológica do Didático: fundamentos teórico-metodológicos para a formação (Volumes 1 & 2).

Autores: Saddo Ag Almouloud – Renato Borges Guerra – Luiz Marcio Santos Farias – Afonso Henriques – José Messildo Viana Nunes (Orgs.)

Editora: EDITORA CRV

Sinopse

Esta obra, composta de dois volumes, foi desenvolvida no contexto da Didática das disciplinas. Ela apresenta resultados de pesquisas apoiadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD) desenvolvida por Yves Chevallard (1999). A TAD insere a Didática das disciplinas no campo da antropologia e o estudo das praxeológicas didáticas pensadas para o ensino e a aprendizagem de praxeologias matemáticas. No contexto nacional e internacional, vários pesquisadores em Educação, em Ensino de Ciências e Educação Matemática, desenvolvem as suas pesquisas apoiando-se nos constructos teóricos e metodológicos da TAD. O objetivo desta obra é discutir resultados e avanços que se valem dessa teoria, seguindo, do ponto metodológico, o Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) ou o Percurso de Estudo e Pesquisa para a Formação de Professores (PEP-FP). Vários pesquisadores nacionais e internacionais, em Didática da Matemática e Educação Matemática, desenvolvem as suas pesquisas apoiando-se na TAD, em especial nos pressupostos teórico-metodológicos de PEP e PEP-FP. Portanto, o foco da obra está nas contribuições de PEP e PEP-FP na compreensão de processos relacionados com a formação de professores que ensinam a Matemática.