Estudantes do curso de Pedagogia (UFBA) realizam experimentos com o Teatro do Oprimido no IHAC

Estudantes do curso de Pedagogia (UFBA) realizam experimentos com o Teatro do Oprimido no IHAC

No dia 10 de novembro (2022), das 19 às 21h, na sala 102 do PAF-V, campus de Ondina, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) recebe uma experiência formativa de Teatro do Oprimido, organizada pela turma de Estágio 3 do curso de Licenciatura em Pedagogia/UFBA, supervisionada pela profª drª Cilene Canda.

A proposta é experimentar técnicas e jogos cênicos do Teatro do Oprimido para discutir questões diversas relacionadas à precarização das condições da formação de estudantes trabalhadores que frequentam o turno noturno da universidade. O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia latino-americana de teatro popular sistematizada pelo diretor e dramaturgo brasileiro Augusto Boal e difundida em mais de 60 países em diversas áreas de conhecimento, como a educação, a saúde, a política, a psicologia, o direito, dentre outras.

Um dos objetivos do TO é provocar reflexões críticas e ações criativas e propositivas para a resolução ou a desestabilização do problema de opressão apresentado metaforicamente na cena. De todo modo, atuar com o Teatro do Oprimido cumpre sempre propósitos educativos essenciais encontrados na obra de Paulo Freire, como a dialogia, a participação coletiva e o exercício de criatividade, criticidade e liberdade.

No encontro do dia 10 de novembro, os aspectos pedagógicos e estéticos serão tratados em formato de oficina, ministrada por estudantes para estudantes, na qual participantes poderão experimentar jogos e exercícios cênicos, além da vivência em um procedimento específico de teatro-imagem, uma das técnicas políticas e estéticas do Teatro do Oprimido, para tratar dos problemas vividos por estudantes. 

Esta atividade faz parte do Circuito IHAC Presente, projeto que propõe e integra uma série de ações a serem realizadas no semestre 2022.2, entre mesas, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas, articuladas nos eixos: Vivências, práticas de acolhimento e cuidado; Conversas livres (experiências e temas emergentes); Espaço para  dúvidas acadêmicas; e Socializações de produções. O Circuito se origina como uma continuidade das atividades promovidas pelo Instituto na abertura do semestre 2022.2, buscando contemplar parte das demandas e expectativas levantadas por estudantes nesta ocasião.