Docente do IHAC colabora em livro sobre Kabengele Munanga

Docente do IHAC colabora em livro sobre Kabengele Munanga

O professor do IHAC Luiz Marcio Santos Farias colaborou com um capítulo no livro “Negritudes: Diálogos com o pensamento de Kabengele Munanga“, organizado por Jadir Anunciação de Brito, Sergio Luiz Baptista da Silva, Fabiana Lima e Fernanda Felizberto e publicado pela Autêntica Editora.

Sinopse:

Nas últimas décadas, o debate sobre a questão racial no Brasil transitou do elogio à miscigenação e da ideia do país como exemplo de harmonia racial a uma intensa disputa, em que reconhecemos o racismo como elemento constitutivo da nação brasileira. De povo “pacífico e homogêneo”, nos percebemos hoje como uma sociedade plural, em que diferentes grupos lutam para serem reconhecidos como agentes da própria história e merecedores de direitos e igualdade.

A trajetória do brasileiro-congolês Kabengele Munanga confunde-se com esse processo. Sua contribuição como acadêmico e ativista é indissociável da construção das políticas de ações afirmativas no ensino superior e da emergência de uma intelectualidade negra que ajudou a formar no Brasil.

Este livro é uma homenagem ao professor, com textos emocionantes que abordam aspectos de sua vida e sua obra, e à sua atuação como intelectual e militante generoso, que agregou colegas, alunos e outros ativistas em aulas e conferências, inspirando-nos para a luta antirracista.

Sua reflexão pioneira ajudou a desmistificar a natureza do racismo e trouxe a centralidade da África e dos afrodiaspóricos na construção do Brasil. Além disso, uniu os dois continentes, uma história que carrega dentro de si e que temos a oportunidade de conhecer nos textos que compõem este belo tributo.

Saiba mais no site martinsfontespaulista.com.br/negritudes–dialogos-com-o-pensamento-de-kabengele-munanga-1013657/