Docente do IHAC participa de bate-papo sobre o Dia Nacional do Teatro na Biblioteca Central do Estado da Bahia

Docente do IHAC participa de bate-papo sobre o Dia Nacional do Teatro na Biblioteca Central do Estado da Bahia

No dia 19 de setembro (2022), Dia Nacional do Teatro, a Biblioteca Central do Estado da Bahia realiza um encontro com profissionais da arte para um bate-papo. A atividade acontece a partir das 17h no vão do foyer (térreo) da Biblioteca, que fica na Rua General Labatut, no bairro dos Barris.

Os convidados são o prof. Djalma Thürler (IHAC-UFBA) e Maurício Martins, que são duas fortes representações do cenário teatral baiano, tanto na academia quanto na cadeia produtiva. O encontro visa promover, ao público convidado, um panorama contemporâneo da cena teatral com bom humor, histórias dos bastidores e desafios enfrentados por estes profissionais.

A ação tem por objetivo reforçar o compromisso da Biblioteca Central do Estado da Bahia com a multidisciplinariedade, e difusão, deste equipamento de salvaguarda e acesso ao conhecimento histórico-cultural da sociedade baiana. 

Djalma Thürler é Especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ESP), diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro, docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC-UFBA) e Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura). 

O pernambucano Maurício Martins é autodidata, produtor, cenógrafo, figurinista, aderecista, maquiador e diretor de arte e descobriu seu jeito de contato com a vida através das artes. Atua há três décadas e meia no cenário artístico de Salvador. Criador do acervo de figurino – Boca de Cena, percebe a sensibilidade da sua expressão artística resultante do seu diálogo ouvinte e observador nos bastidores de criação.