ALB realiza I Seminário Arte e Pensamento LGBTQIAPN+ em parceria com NUCUS

ALB realiza I Seminário Arte e Pensamento LGBTQIAPN+ em parceria com NUCUS

A Academia de Letras da Bahia promove diálogo com as produções artísticas e o pensamento contemporâneo da comunidade LGBTQIAPN+ baiana.

No dia 22 de setembro, quinta-feira, a Academia de Letras da Bahia realizará a primeira edição do Seminário Arte e Pensamento LGBTQIAPN+, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), do IHAC/UFBA. O acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues fará a mediação do encontro. O evento será presencial e ocorrerá no Palacete Góes Calmon, sede da ALB, a partir das 19 horas. 

Com abertura do presidente da ALB, Ordep Serra e mediado pelo acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues, o Seminário traz como convidados artistas e pesquisadores das temáticas de gênero e sexualidade, para traçar um panorama da arte e das produções de conhecimento da comunidade LGBTQIAPN+ na Bahia.

Para a primeira edição foram convidados o professor do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, Leandro Colling, que irá tratar sobre “Artivismos das dissidências sexuais e de gênero”; o poeta e performer Alex Simões, apresentando “poesia encarnada no labirinto”; e o multiartista e criador do Museu Transgênero de História e Arte, Ian Habib, que abordará o tema “Museologia e Estéticas Trans no MUTHA”. Colling e Habib integram o NuCuS.

O Seminário Arte e Pensamento LGBTQIAPN+ é um evento gratuito e aberto ao público. Para emissão de certificado de participação (2h), as pessoas interessadas poderão realizar a inscrição prévia pelo Sympla (https://sympla.com.br/academiadeletrasdabahia) ou na chegada ao evento.

O Seminário Arte e Pensamento se estabelece como uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia para promover o diálogo com produções decoloniais contemporâneas, nos campos da arte e da cultura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Seminário Arte e Pensamento LGBTQIAPN+
22.09.2022
A partir da 19h
Gratuito (com emissão de certificado de 2h)
Local: Palacete Góes Calmon – Av. Joana Angélica, 198. Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40.050-000

MAIS INFORMAÇÕES

Alex Simões é poeta e performer. Publicou, entre outros, “assim na terra como no selfie” (Paralelo 13s, 2021), “no meu corpo o canto: #experimentoscomletrasurbanas”(Tanto, 2020), em coautoria com a Tanto Criações Compartilhadas, e “trans formas são” (Organismo, 2018) e  “minha terra tem ladeiras” (Caramurê, 2022), com poemas sobre a Cidade da Bahia. Participa de saraus, festivais literários e eventos multilinguagens na Bahia e fora dela desde os anos 90. Vem realizando performances, dentre as quais “você tem seda?”  e “a cappella de Waly”, borrando as fronteiras entre arte e vida, entre poesia e outras linguagens (poeformances).  Tem um blog: https://toobitornottoobit.blogspot.com/

Ian Habib é artista da performance, dança, audiovisual, escrita, curadoria e pesquisa. Autor dos livros Corpos Transformacionais (Ed. Hucitec) e Performance e Teatro (Ed. SEAD/UFBA).  Professor formador e conteudista da Licenciatura em Teatro (UFBA). Professor Colaborador da Pós-Graduação em Teatro e Educação (IFNMG). Bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS). Mestre em Dança (CAPES/UFBA). Doutorando em Artes Cênicas (CAPES/UFBA).  Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas e políticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria, através de estudos sobre processos de cura, êxtase, memória, ritualidade, xamanismo e criação de seres e mundos. Criou o Museu Transgênero de História e Arte. Criou o Desmonte Seminário e o ABCDário Desmonte. Cocoordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo (NUCUS/UFBA).

Leandro Colling é Professor da UFBA e integrante do NuCus. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre a sexualidade, gênero e a cultura.