Pós-cultura conquista nota 4 na avaliação da Capes

Pós-cultura conquista nota 4 na avaliação da Capes

O Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura) conquistou a nota 4 na última avaliação quadrienal (2017-2020) da Capes. Dos 17 quesitos gerais avaliados, o Pós-cultura recebeu 10 conceitos Bom e 7 Muito Bom (nenhum Regular, Fraco ou Insuficiente). 

A avaliação destacou as reformulações realizadas nos últimos quatro anos e o crescimento de 100% na publicação de textos em periódicos, em relação à quadrienal anterior, em sua maioria publicados em revistas de alto estrato. “Considerando o tipo de produção, há uma prevalência com destacada relevância em nível nacional e internacional”, diz o parecer da Capes. No quesito impacto na sociedade, o Programa recebeu o conceito de Muito bom. “Há que se destacar a incidência do PPG no campo das políticas públicas de cultura (…) A inserção local, regional e nacional se evidencia na realização de projetos de alta pertinência no campo da cultura”, continua o parecer.

O coordenador do Pós-cultura, Leandro Colling, disse que o resultado deve ser comemorado e traz um alívio para a comunidade. “Na quadrienal passada fomos avaliados com nota 3 para o mestrado e 2 para o doutorado. Recorremos da decisão e conseguimos manter o doutorado em funcionamento em função desse recurso. Agora temos uma nota 4 robusta e consolidada”, explicou ele. No entanto, Colling entende que o parecer da Capes ao Programa aponta para uma nota 5. “Estamos avaliando o parecer e provavelmente iremos entrar com um recurso porque o próprio parecer aponta para uma nota maior”, disse o coordenador.