Egresso do BI em Humanidades lança livro  nesta quinta-feira (18) durante a exposição IMÃNTAÇÕES

Egresso do BI em Humanidades lança livro nesta quinta-feira (18) durante a exposição IMÃNTAÇÕES

No dia 18 de agosto, às 16h, acontece na Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da UFBA (Av. Araújo Pinho, 212 – Canela), o lançamento do livro “Pensamentos na Cabeça: memórias, contos e tradições quilombolas” de Gildemar Paixão. O evento acontece durante a exposição IMÃNTAÇÕES, que fica aberta até 31 de agosto.

Gildemar é quilombola, estudante do curso de Direito e egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Integra também o projeto de extensão LIVRO-LUGAR (IHAC/UFBA).

Sobre a exposição

IMÃNTAÇÕES é a primeira exposição coletiva do grupo de extensão LIVRO-LUGAR (IHAC/UFBA) e acontece na Galeria Cañizares, nos dias 16 a 31 de agosto de 2022. O coletivo, formado por estudantes e egressos, mantém uma rotina de experimentações artísticas ligadas às estéticas e aos saberes de povos indígenas e comunidades tradicionais desde 2019, ativando a escuta de livros vivos, de escritas das mais diversas naturezas.

A mostra reunirá artistas do LIVRO-LUGAR e de outros grupos da UFBA, artistas indígenas e comunidades tradicionais, além de artistas e coletivos gráficos da cidade de Salvador. A exposição foi curada por Ezequiel Vitor Tuxá, Jeuel Cordeiro, Pituca Itiberê e Zulmira Correia, um grupo de artistas estudantes da Universidade Federal da Bahia, com coordenação da Professora Laura Castro, também curadora da mostra.

O projeto poético de IMÃNTAÇÕES surgiu em 2021 a partir de escutas & estudos da obra de Glicéria Tupinambá e a retomada da feitura do manto tupinambá. No ciclo de leituras públicas realizado em setembro de 2021, as IMÃNTAÇÕES foram um modo de ativar escritas e partilhas, de criar memórias de um percurso de estudos e modos de aproximação do manto tupinambá. É Glicéria Tupinambá que continua inspirando a gestação dessa exposição, que tem a honra de recebê-la na Galeria Cañizares e a quem dedica-se esta ação do LIVRO-LUGAR.

A exposição tem o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão – PROEXT, da Escola de Belas Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, sendo também uma ação do projeto de pesquisa “LIVRO VIVO: escritas da natureza, cosmo-grafismos indígenas e edições da Floresta” (IHAC/UFBA), coordenado pela Professora Laura Castro.