ACCS “Redução de Danos, Saúde e Cidadania” divulga resultado da seleção de bolsista no semestre 2022.2

ACCS “Redução de Danos, Saúde e Cidadania” divulga resultado da seleção de bolsista no semestre 2022.2

A ação HACE82 – ACCS: Redução de Danos, Saúde e Cidadania divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado da seleção do processo seletivo de bolsista para o semestre 2022.2. Confira:

Resultado final com a indicação dos classificados para a monitoria com bolsa e ampliação de duas vagas para a monitoria voluntária:

  1. Luiza Hughes Barreto (monitoria com bolsa)
  2. Marina Guimarães Gonçalves (monitoria voluntária)
  3. Abraão Santos Batista (monitoria voluntária)

A atividade está sob coordenação da profª. Vânia Sampaio Alves e conta com a colaboração da profª. Anamélia Franco.

Resumo da ACCS

A ACCS tem por objetivo discutir a redução de danos como prática de cuidado em saúde e de promoção de cidadania de pessoas em vulnerabilidade social e/ou em situação de rua. A sua oferta resulta de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o Projeto Girassóis de Rua, que consiste em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para a oferta de cuidado psicossocial à população em situação de rua e/ou usuários de substâncias psicoativa, articulando equipes multiprofissionais que atuam em três modalidades de dispositivos assistenciais: as equipes de Consultório na Rua, os Pontos de Cidadania e a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA). Participarão da atividade estudantes de graduação de cursos das áreas de saúde, humanidades e artes, os quais irão compor grupos de trabalho com agentes redutores de danos que atuam nos dispositivos assistenciais do Projeto Girassóis de Rua. Espera-se que a ACCS promova um espaço para a produção de conhecimentos em redução de danos, com delineamento de estratégias de cuidado a serem adotadas e refletidas como parte do processo formativo.