Professora do Pós-cultura lança livro sobre moda e crítica

Professora do Pós-cultura lança livro sobre moda e crítica

A professora do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, Renata Pitombo, lança na próxima quinta (dia 11) o livro Moda e crítica: prazer, julgamento e avaliação, pela Editora da Universidade Federal da Bahia. O lançamento irá ocorrer às 17h, no Palacete das Artes (rua da Graça, 284), durante atividades do XVIII Enecult (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura).

Como avaliar o campo da moda, seus produtos e fluxos? A professora explica que essa foi a inquietação inicial que deflagrou o trabalho. Para isso, ela acionou autores da sociologia, das artes, da comunicação e do próprio campo da moda para articular uma compreensão sobre a dinâmica do gosto, sua relação com a cultura e os processos de julgamento e avaliação daí provenientes. “Inicialmente, faço uma discussão conceitual sobre a própria noção de crítica e como a mesma repercute no campo da moda. Procuro estabelecer a diferença entre crítica e julgamento de gosto, compreendendo o papel da crítica para muito além das manifestações das preferências pessoais”, diz Renata.

O segundo momento do trabalho concentra a atenção sobre o próprio exercício crítico do campo da moda. “Observo a realidade sensível das vestes e acessórios, seus matizes, tessituras e costuras, investigando a inventividade de seus criadores, explicitando procedimentos técnicos envolvidos, os quais definem, conjuntamente, uma poética própria”, destaca a professora, que é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pós-doutorados em Sociologia pela Université René Descartes (Paris V – Sorbonne) e em Comunicação e Artes pela Universidade de Beira Interior (Portugal).

Além de atuar no Pós-cultura, Renata é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também é docente no no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Renata é líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura e autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005) e A sagração da aparência (EDUFBA, 2011).

O que?: Lançamento do livro Moda e crítica: prazer, julgamento e avaliação (EDUFBA)
Onde: Palacete das Artes (rua da Graça, 284, Salvador), durante o XVIII Enecult
Dia: 11 agosto, 17h
Preço do livro: 40,00