Chamada de seleção de estudante bolsista para HACE82 – ACCS: Redução de Danos, Saúde e Cidadania, semestre letivo 2022.2

Chamada de seleção de estudante bolsista para HACE82 – ACCS: Redução de Danos, Saúde e Cidadania, semestre letivo 2022.2

Em conformidade com o disposto no Edital ACCS & ACCS FORPOP SEMESTRE 2022.2 – PROEXT/UFBA, estão abertas inscrições para a seleção de 01 (um) estudante bolsista para atuação em HACE82 – ACCS: Redução de Danos, Saúde e Cidadania, a qual será ofertada sob coordenação da profa. Vânia Sampaio Alves e colaboração da profa. Anamélia Franco. As/Os estudantes interessada/os deverão efetuar sua inscrição online no período de 03 de agosto a 11 de agosto de 2022.  A bolsa de extensão terá duração de quatro meses, com vigência entre os meses de agosto e novembro de 2022.

Procedimentos para inscrição:

  1. O estudante interessado deverá preencher formulário de inscrição online no período de 03 de agosto a 11 de agosto, disponível no link: https://forms.gle/ZjdDVjzqLKWEHRJB9
  2. Deverão ser anexados ao formulário cópia do histórico escolar atualizado e uma carta de interesse de, no máximo, 02 (duas) laudas, em participar como monitor bolsista da ACCS Redução de Danos, Saúde e Cidadania.
  3. Não serão consideradas inscrições recebidas fora do período.

Resumo da ACCS

A ACCS tem por objetivo discutir a redução de danos como prática de cuidado em saúde e de promoção de cidadania de pessoas em vulnerabilidade social e/ou em situação de rua. A sua oferta resulta de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia e o Projeto Girassóis de Rua, que consiste em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para a oferta de cuidado psicossocial à população em situação de rua e/ou usuários de substâncias psicoativa, articulando equipes multiprofissionais que atuam em três modalidades de dispositivos assistenciais: as equipes de Consultório na Rua, os Pontos de Cidadania e a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA). Participarão da atividade estudantes de graduação de cursos das áreas de saúde, humanidades e artes, os quais irão compor grupos de trabalho com agentes redutores de danos que atuam nos dispositivos assistenciais do Projeto Girassóis de Rua. Espera-se que a ACCS promova um espaço para a produção de conhecimentos em redução de danos, com delineamento de estratégias de cuidado a serem adotadas e refletidas como parte do processo formativo.

Horários:

As atividades da ACCS Redução de Danos, Saúde e Cidadania serão desenvolvidas em dois turnos semanais:

  1. Os encontros temáticos acontecerão às sextas-feiras das 13h55mim às 17h35min;
  2. As atividades de campo acontecerão em um segundo turno (matutino ou vespertino) a ser definido em comum acordo os serviços participantes da ACCS.

Ementa da ACCS:

Estudo das políticas e práticas de redução de danos no cenário brasileiro e internacional, caracterizando a redução de danos como prática de cuidado inovadora e eticamente compromissada com a promoção da saúde e da cidadania de populações em situação de vulnerabilidade. Análise de situações de vulnerabilidade individual, social e programática para o delineamento de estratégias de redução de danos sensíveis às necessidades sociais e de saúde de indivíduos/coletivos específicos e de forma articulada aos diferentes recursos comunitários e serviços públicos. 

Pré-requisitos para participação no processo seletivo:

  1. Ser estudante de graduação nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Estudo de Gênero e Diversidade ou Psicologia da UFBA;
  2. Não ser bolsista em outra atividade de pesquisa, extensão ou ensino;
  3. Não possuir vínculo empregatício ou de estágio remunerado;
  4. Não estar matriculado em HACE82 – ACCS: Redução de Danos, Saúde e Cidadania no semestre 2022.2;
  5. Ter disponibilidade de carga horária semanal de 20h para a monitoria na ACCS;
  6. Ter disponibilidade de participação nos encontros temáticos às sextas-feiras das 13:00h às 18:00h.

Critérios de seleção:

O processo seletivo consistirá na análise documental do histórico escolar e da carta de interesse da(o) estudante em que serão avaliados os seguintes aspectos: 1) a trajetória estudantil e suas vivências prévias com populações vulneráveis e/ou em situação de rua; 2) conhecimentos e vivências no campo da redução de danos; 3) protagonismo e disponibilidade para o trabalho de campo em diferentes territórios da cidade.