Cadernos do GIPE-CIT recebe  submissões de trabalhos para edição intitulada “A Reciclagem do Corpo – espaços de reexistência”

Cadernos do GIPE-CIT recebe submissões de trabalhos para edição intitulada “A Reciclagem do Corpo – espaços de reexistência”

Confira a chamada no texto abaixo. As informações completas estão disponíveis no site da revista (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/announcement/view/620).

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição n. 49 (Ano 26, 2022.2) do Cadernos do GIPE-CIT que terá como título A Reciclagem do Corpo – espaços de reexistência. Assim, pretende aprofundar a temática do II Seminário Internacional GIPE-Corpo (2022), realizado pelo grupo de pesquisa GIPE-Corpo (CNPq/IHAC-UFBA), que reuniu pesquisadoras e pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países. Assim como no seminário, esta chamada propõe um espaço de troca-trânsitos entre artistas/pesquisadores com a finalidade de fomentar múltiplos debates a partir de suas ações-experiências e procuras compartilhadas em processos de criação artística. O intuito é reativar motrizes culturais de movimento e procurar catarses (estéticas e poéticas “vira-latas”).

As pesquisas Eco-Somáticas estão comprometidas com a ecologia ambiental, da qual somos parte com nossas corpas. Assim, o ato de reciclar “lixo” faz parte desse processo, surgindo algumas questões: quais são as práticas que artistas têm desenvolvido, numa adaptação do passado, para as criações artísticas do presente? Como seria possível reciclar (com) nossas corpas no contexto de (pós)pandemia? É neste cruzamento, é nesta encruzilhada de fazeres e pensares que a Edição n. 49 do Cadernos do GIPE-CIT visa reunir trabalhos que articulem saberes relacionados à temática desta edição da revista, contemplando dessa forma as quatro linhas de pesquisa do grupo Prática como Pesquisa; Eco-performance; Corporeidades e Educação Anti-Colonial; Somática e Tecnologias ou, ainda, revelando diferentes investigações em que estas linhas sejam impulsionadoras.

Para isso, nesta edição vamos acolher estudos em formato de artigos, ensaios entrevistas, além de estudos que contemplem escritas poéticas, ensaios visuais  e audiovisuais, acompanhados de reflexão acadêmica, elaborados por pesquisadoras/pesquisadores (incluindo mestrandos e doutorandos), professoras/professores e artistas que apresentem trabalhos diretamente relacionados à temática definida pela Chamada. Seguem informações técnicas para a apresentação de imagens e imagens em movimento:

Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725 X 500 pixels. As imagens devem ser encaminhadas acompanhadas de documento contendo autorização expressa dos detentores dos direitos autorais;

Vídeos: de até 50 minutos, que ficarão hospedados em canal (YouTube) do PPGAC/ Escola de Teatro da UFBA. As imagens devem ser encaminhadas acompanhadas de documento contendo autorização expressa dos detentores dos direitos autorais.

Ressaltamos que a revista  constituiu seção especial denominada de Folhas Avulsas para a publicação de artigos acadêmicos que não estejam diretamente ligados à temática prevista pela Chamada pública semestral, em conformidade com as demandas de pesquisadores do campo das Artes Cênicas. Os trabalhos desta seção devem também ser avaliados por colaboradores pareceristas que integram a Comissão Científica deste número.

Os trabalhos relacionados à Edição n. 49 (Ano 26, 2022.2) deverão ser apresentados até o dia 20 de setembro, em conformidade com as normas e o Cronograma expressos nesta Chamada (ANEXO 1), elaborados em acordo com princípios, determinações e diretrizes do periódico. E devem ser encaminhados para o E-mail: gipe.corpo@gmail.com. Com o assunto: ED 49 CADERNOS DO GIPE-CIT. Além do trabalho (artigo, entrevista, ensaio) sem identificação de autoria, o autor/autora deve encaminhar o currículo resumido em até cinco linhas em documento complementar.

Cadernos do GIPE-CIT é uma revista semestral especializada em Artes Cênicas, editada pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Acolhe a colaboração livre de trabalhos inéditos, atuais e de reconhecido interesse acadêmico nas áreas de teatro, de dança, de cinema, de circo, performance e afins, na forma de artigos, ensaios e entrevistas. A revista foi desenvolvida pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), criado em 1994.

O GIPE-CIT deu origem ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998. Os cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de seus pesquisadores efetivos e associados, professores, doutorandos, mestrandos e artistas. A iniciativa vem contando com apoio do CNPq (1997/1999), da FAPEX e da UNEB (1999/2000) e do PROAP-CAPES/ MEC (a partir de 2004). Edições dos Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontradas em bibliotecas especializadas e podem ser acessadas pelo sítio do PPGAC/ UFBA, bem como no PORTAL DE PERIÓDICOS da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit).

Leonardo José Sebiane Serrano 
Organizador – Cadernos do GIPE-CIT n. 49