Aos alunos do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos

Mais uma vez, temos a satisfação de saudar a todos vocês, alunos/as da mais nova unidade universitária da Universidade Federal da Bahia.
Face à veiculação de notícias e rumores que, sem base factual, trouxeram incerteza e insegurança em relação às condições de funcionamento da nossa instituição, vimos trazer à comunidade de alunos, docentes e servidores, especialmente aos novos alunos/as do IHAC Professor Milton Santos, os seguintes esclarecimentos a respeito do processo de implantação do REUNI na UFBA:
a) A UFBA recebe nesta data o maior contingente de alunos da sua história. São quase 9.000 estudantes novos. Substancial proporção desse alunado, aproximadamente 2.000 alunos, estará matriculada em cursos noturnos. Isso representa aumento de dez vezes em nossa oferta de vagas à noite, reparando lacuna histórica da nossa instituição. Ultrapassamos assim a marca dos 30.000 estudantes matriculados em 38 doutorados, 52 mestrados e 106 cursos de graduação.
b) Os investimentos em infra-estrutura necessários para essa expansão programada continuam sendo realizados. Os cortes no Orçamento da União provocados pela crise financeira internacional não atingiram os recursos de custeio e investimentos do REUNI. O Conselho Universitário tomou conhecimento dos repasses financeiros devidos e ratificou os planos de obras e aquisição de equipamentos apresentados pela Reitoria. Conforme cronograma, 14 projetos de construção e reformas foram licitados; 4 instalações de uso coletivo foram recentemente concluídas e já estão disponíveis para uso imediato e acolhimento dos novos alunos/as.
c) As medidas indicadas pela Comissão de Segurança do CONSUNI estão sendo implementadas pela Administração Central, incluindo: gradeamento dos Campi Canela e Ondina-Federação; iluminação, limpeza, poda e capinagem, em manutenção contínua; reforço e aumento de contingente da segurança terceirizada, com contratação de mais 200 vigilantes; iniciada a instalação de 477 câmaras em portarias, vias de circulação, pavilhões de aulas e unidades de ensino do Campi de Salvador.
d) Neste mês de Janeiro, foram contratados 204 docentes novos, 186 em vagas do REUNI e 28 em vagas de reposição. Concursos para mais 300 vagas docentes estão programados para este ano. Acaba de ser realizado concurso para 130 servidores técnico-administrativos, cuja contratação se inicia imediatamente. Com esse reforço de pessoal, inicia-se a ampliação dos turnos de atendimento ao estudante no Sistema de Bibliotecas, nos laboratórios de informática e nos órgão de assistência acadêmica, garantindo o funcionamento administrativo da universidade no horário noturno.
e) O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, inicia suas atividades com um corpo docente de 32 professores, todos com doutorado. Dado o caráter experimental e inovador do seu projeto, todos os cursos do IHAC serão gradualmente estruturados em plataforma digital. Na sede dessa unidade, ambientes virtuais de aprendizagem estarão configurados em laboratórios multimídia e em acesso a redes-sem-fio. Para melhor aproveitar tais recursos pedagógicos, na medida da sua implantação pelos respectivos cursos, os alunos dos Bacharelados Interdisciplinares terão acesso a equipamentos, tipo notebook, em regime diário de cessão de uso (restrito às dependências do IHAC), durante vigência das atividades curriculares. Tendo conhecimento de notícias da imprensa e boatos na comunidade estudantil que equivocadamente anunciavam notebooks como prêmio a quem se inscrevesse no BI, cabe-nos esclarecer esse item.
g) O CPD abriu negociações com uma empresa do Pólo de Informática de Ilhéus para montagem e disponibilização de equipamentos portáteis de computação, no marco da Lei de Informática, dentro das seguintes especificações: portabilidade (peso: < 1,2 kg); conectividade (placas wi-fi de alta velocidade); segurança (ausência de disco rígido, portas USB múltiplas); armazenamento autônomo (pen-drives e sítios on-line); exclusividade de uso no campus (design exclusivo facilitando identificação; dispositivos dedicados de segurança); uso de software livre. Na fase final de contratação, a empresa desistiu da parceria, alegando dificuldades com a crise econômica e cambial. A Reitoria imediatamente solicitou ao MEC inclusão da UFBA no projeto UCA (Um Computador por Aluno), que prevê aquisição de 150.000 notebooks com especificações similares, porém o Tribunal de Contas da União suspendeu a licitação em curso. Reiteramos à comunidade universitária que os planos de modernização curricular, com acesso a novas tecnologias pedagógicas, permanecem firmes na pauta do REUNI e que a equipe técnica continuará atenta a todas as oportunidades para sua implementação.
Na certeza de que tais informes contribuem para uma atmosfera de entusiasmo e esforço compartilhado, essencial para alcançarmos as metas de expansão com inclusão social e excelência acadêmica que marcaram a adesão da UFBA ao REUNI, reiteramos as boas-vindas a todos/as que tornarão realidade o projeto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.
Saudações Universitárias!

Naomar de Almeida Filho                 Antonio Albino Canelas Rubim
Reitor da UFBA                                   Diretor do IHAC Professor Milton Santos