Sucesso das tratativas sobre os 10% de vagas destinadas aos estudantes dos BIs em 2022.2

Sucesso das tratativas sobre os 10% de vagas destinadas aos estudantes dos BIs em 2022.2

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC

COMUNICADO

Informamos à comunidade do IHAC, o que podemos considerar como sucesso das tratativas sobre os 10% de vagas destinadas aos estudantes do Instituto para o semestre 2022.2.

Das 4.437 vagas que seriam destinadas aos BIs, apenas 2.011 (4,53%) foram implantadas no sistema pelos departamentos durante o período regular de planejamento, apesar dos esforços de comunicação da PROGRAD com as unidades. 

Foi implantada uma nova rotina pela STI, com a oferta das vagas que não tinham sido disponibilizadas diretamente nas turmas, considerando alguns critérios, como exclusão de turmas de TCC, estágios e práticas em laboratório. Além disso, foram respeitados os turnos de oferta e a afinidade por área de BI para definir o colegiado que seria destinada a vaga.

Com essa nova rotina, foram criadas mais 2.005 vagas no sistema, totalizando uma oferta de 4.016 vagas para os alunos dos BIs, ainda no período de matrícula web. Com essa oferta, alcançamos um total de 9,05% das vagas destinadas aos BIs ainda nas primeiras fases da matrícula. 

Apenas para comparação, no semestre de 2022.1 foram ofertadas 1.855 vagas de um total de 48.933, o que representou 3,79%. Nos semestres anteriores tivemos uma oferta de vagas muito maior (por ex, 2019.2 foram 58.590 vagas, mas apenas 1.892 para os BIs, o que representa 3,23%). Dessa forma, alcançamos, pela primeira vez, esse patamar de oferta de vagas para nossos estudantes, que, somado com a nossa oferta interna de 6.283 vagas, totalizam 10.299 vagas disponibilizadas ainda na fase de matrícula.

Ressaltamos que esse resultado foi possível pelo esforço e empenho da PROGRAD, da STI e da nossa equipe interna do IHAC – Direção, Coordenação Acadêmica e Coordenações de Colegiados. Cada um em seu âmbito, contribuiu para organizar toda nova rotina criada pela STI. 

Direção do IHAC/Coordenação Acadêmica/Coordenações de Colegiado de Graduação