Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (IHAC/UFBA) divulga nota sobre partida do cientista-artista Salvatore Iaconesi

Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (IHAC/UFBA) divulga nota sobre partida do cientista-artista Salvatore Iaconesi

Salvatore Iaconesi

O LABORATÓRIO IMAGINAR MUITO MESMO E OS ESTUDANTES EM LUTO

É com grande pesar que soubemos da partida do cientista-artista Salvatore Iaconesi.

Graças à longa e profunda relação de amizade, pesquisa e produção com a Profa. Sheila Ribeiro, Salvatore Iaconesi, assim como sua parceira Oriana Persico, é parte da produção de conhecimento do IHAC.

Engenheiro robótico, hacker, net-artista e designer, transformou seu câncer no cérebro, descoberto em 2012, em um projeto de CÓDIGO ABERTO (open source).

Recusando tornar-se um “paciente” através da clinicalizaçao de sua existência pelos protocolos médicos e institucionais, Salvatore desafiou, rompeu e transgrediu esta normalização, criando o projeto CURA, que expandiu as dimensões cosmológicas do que pode amplamente vir a ser CURA construída em rede.

Assim, “O ARTISTA COMO POLÍTICA CULTURAL” vem sendo sempre, desde 2019, a primeira aula no componente “Políticas Culturais” no IHAC/UFBA (Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos na Universidade Federal da Bahia) quando ministrado pela Profa. Sheila Ribeiro.

Em 2019, criamos o projeto de extensão “UFBINHA” – conceito de performance interativa de uma inteligência artificial da UFBA, partindo de seu trabalho “art is open source” (a arte é um código aberto).

O nome do Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO – locado no IHAC e dedicado aos estudos do imaginário – também decorre das açoes potentes de Salvatore que, um dia, escreveu bem grande numa tela “lMAGINAR MELHOR”.

Pra ele, que se foi neste 18/07/2022, entender e abrir códigos fechados, para desenhar mundos possíveis, desafiar sistemas fechados, envolvendo e inspirando todos os agentes envolvidos,  era seu motivo de vida de grande contribuição política, cultural e estética.

Os nossos estudantes tiveram a honra de poder compartilhar a potente transdisciplinaridade e serem trocados por uma perspectiva verdadeiramente transformadora.

À Oriana Persico e a toda a comunidade alargada de cientistas, artistas e estudantes que tiveram a honra de estar no seu ecossistema enviamos os mais sinceros sentimentos.

Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (IHAC/UFBA)