Livro sobre religião e indecência será lançado em Salvador

Livro sobre religião e indecência será lançado em Salvador

Como pensar a ideia de indecência e a religião? O que seria uma teologia queer e LGBT latino-americana? O que são e como trabalham as igrejas cristãs inclusivas? Essas serão algumas questões que serão abordadas em uma roda de conversa e apresentação do livro Religião e indecência – diálogos com Marcella Althaus-Reid (editora Metanoia), com a participação de André Musskopf e Ana Ester Pádua Freire, organizador e organizadora da obra. A atividade irá ocorrer no dia 8 de julho, às 15h, no Casarão da Diversidade (rua do Tijolo, número 8, Centro, Salvador).

André e Ana Ester possuem longa trajetória nos estudos das complexas relações entre religiões cristãs e a diversidade sexual e de gênero. André é doutor em Teologia, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e autor do livro Via(da)gens teológicas – itinerários para uma teologia queer no Brasil, lançado em 2012. Ana Ester é doutora em Ciências da Religião e integrante da Junta Diretiva da Global Interfaith Network for People of All Sexes, Sexual Orientations, Gender Identities and Expressions (GIN-SSOGIE).

O novo livro a ser lançado em Salvador é composto por um conjunto de artigos escritos por estudantes de pós-graduação em diálogo com a obra de Marcella Althaus-Reid e que oferecem diferentes possibilidades de aplicação do conceito de indecência nos estudos sobre religião. “Marcella Althaus-Reid é, reconhecidamente, a principal articuladora da Teologia Queer e dos Estudos Pós-coloniais e sua proposta teológica queer é “indecentemente” latino-americana”, destaca André Musskopf. Na roda de conversa, além de apresentarem os livros e as temáticas abordadas, Ana e André também discutirão aspectos mais amplos da obra da teóloga argentina e compartilharão suas próprias pesquisas e como têm aplicado suas ideias e propostas. 

A atividade é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) e do Grupo de Pesquisa Cultura, Política, Lógicas Identitárias e Produtivas, ambos do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia, e o Casarão da Diversidade. O livro será comercializado no lançamento com o preço promocional de R$ 25,00. A atividade é aberta e gratuita.