Professor do IHAC publica livro sobre filosofia da natureza e teoria da estética de Alejandro Malaspina

Professor do IHAC publica livro sobre filosofia da natureza e teoria da estética de Alejandro Malaspina

O professor do IHAC Juanma Arteaga acaba de publicar na Espanha, pelo CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), o livro de sua autoria intitulado “O belo na natureza : Alejandro Malaspina : estética, filosofia natural e brancura no crepúsculo do Iluminismo (1795-1803)”.

Confira a sinopse:

Diretor da maior expedição científica espanhola do Século das Luzes, Alejandro Malaspina foi um dos mais fascinantes, multifacetados e paradoxais protagonistas do Iluminismo europeu e hispano-americano. Este livro examina uma de suas facetas menos conhecidas, como filósofo da natureza e teórico da estética. Além disso, o presente volume reúne pela primeira vez na íntegra todos os escritos filosóficos da Malaspina sobre a beleza da natureza. Juntamente com uma nova edição crítica de sua Meditación filosófica – seu trabalho mais pessoal e profundo – os textos aqui coletados incluem quatro cartas filosóficas anteriormente desconhecidas de Malaspina. Foram publicadas sob um pseudônimo no Diario de Madrid (1795), em meio a uma disputa literária sobre a beleza e a suposta superioridade estética das nações européias, na qual, além de Malaspina, participaram também outros oficiais e pintores de sua viagem científico-política pelo mundo. Em conjunto, estes escritos não só constituem a melhor exposição do pensamento filosófico e humanista de Malaspina; eles também fornecem elementos de grande relevância para a compreensão histórica da idéia de brancura e das relações étnico-raciais no mundo atlântico durante o crepúsculo do Iluminismo, um período no qual o conceito de raça veio a ser colocado pela primeira vez no centro do pensamento antropológico ocidental.

Mais informações na página http://editorial.csic.es/publicaciones/libros/13670/0/lo-bello-en-la-naturaleza-alejandro-malaspina-este.html.