Cronograma de Matrícula dos Bacharelados Interdisciplinares – Semestre 2022.2

Cronograma de Matrícula dos Bacharelados Interdisciplinares – Semestre 2022.2

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC

COMUNICADO

Prezad_s estudantes,

Secretaria Integrada de Graduação do IHAC (SIG/IHAC) divulgou nesta segunda-feira, 13 de junho de 2022, o Cronograma de Matrícula do semestre 2022.2 para os Bacharelados Interdisciplinares. Confiram abaixo todas as informações do documento ou acessem ihac.ufba.br/matriculabi.

Dúvidas sobre o Cronograma de Matrícula dos Bacharelados Interdisciplinares devem ser encaminhadas para a SIG/IHAC, no endereço sig.ihac@ufba.br, observando as orientações de atendimento disponíveis aqui.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULA – SEMESTRE 2022.2

1.   ORIENTAÇÕES

As etapas de matrícula ocorrerão em observância ao disposto na Resolução nº 06/2019, do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, e demais normas que versem sobre esta matéria. Recomendamos que os estudantes estejam atentos às normas, bem como às orientações a seguir:

  • A disponibilização do Guia de Matrícula na web será a partir de 25/07/2022;
  • As solicitações de matrícula na web pelo aluno devem ser feitas a partir das 08:00 horas do dia 27/07/2022 até às 23:59 horas do dia 31/07/2022;
  • O acesso às solicitações de matrícula na web deve ser feito pelo endereço: www.alunoweb.ufba.br, utilizando o seu número de CPF e a senha de acesso;
  • Todos/as os/as estudantes deverão verificar no SIAC, a partir das 14h do dia03/08/2022, o resultado da solicitação da MatrículaWeb, para se certificar de que os componentes curriculares foram incluídos na sua matriz;

P.S. 1: A solicitação do componente curricular, por si só, não garante a inclusão dele na matriz do estudante.

P.S. 2: Solicitações de componentes em demanda extra não serão processadas e não configuram sua inclusão na matriz do estudante, por isso recomendamos que NÃO solicitem componentes em demanda extra.

P.S. 3: Não haverá abertura de processos de matrícula fora do prazo, em razão de não haver previsão para tal no Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação (REGPG).

Quaisquer dúvidas ou maiores orientações deverão ser sanadas junto à Coordenação do Colegiado do seu curso.

2.   CRONOGRAMA

Etapa de matrículaPeríodoPúblico-alvoNatureza de vagas
Solicitação de componentes na web – MatrículaWeb27/07 a 31/07/2022  Todos os estudantesApenas vagas disponíveis para o colegiado de cada BI
Resultado da MatrículaWeb03/08/2022_­–
Inscrição em componentes de área de concentração20/07 a 26/07/2022Apenas estudantes integrantes das áreas de concentraçãoApenas vagas disponíveis para o colegiado de cada BI
Ajustes de matrícula para estudantes (via web)10 a 12/08/2022Todos os estudantes que realizaram matrícula na etapa web.Vagas disponíveis de todos os cursos da UFBA.
Ajustes de matrícula para estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares (via web)15 a 19/08/2022Todos os estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares que realizaram matrícula na etapa web.Vagas disponíveis de todos os cursos da UFBA.

3.   INSCRIÇÃO EM COMPONENTES DE ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Os componentes curriculares de áreas de concentração estarão bloqueados no período de MatrículaWeb. A solicitação de inscrição nestes componentes será feita mediante preenchimento do formulário disponível aqui, no período de 20 a 26/07/2022.

Cada estudante poderá fazer uma única solicitação, elencando os componentes de seu interesse por ordem de prioridade, sendo considerada apenas a primeira solicitação. A alocação será feita exclusivamente aos estudantes que já integram alguma área de concentração, respeitando-se os critérios de escalonamento e a prioridade para os prováveis concluintes.

P.S.1: Só serão considerados os pedidos enviados dentro do prazo, de 00:01h do dia 20 até as 23:59h do dia 26/07/2022. Pedidos enviados antes e depois desse prazo serão desconsiderados.

P.S.2: O estudante que não fornecer todas as informações solicitadas também terá o pedido desconsiderado.

4.   INSCRIÇÃO EM ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE (ACCS): 

A inscrição em componentes ACCs ocorrerá exclusivamente via web e estará disponível a partir da primeira etapa de ajustes, que começa no dia 10/08/2022.

5.   AJUSTES DE MATRÍCULA

 Esta etapa contempla estudantesque tiveram a matrícula WEB confirmada.

 NÃO PODERÁ participar da etapa de ajustes: 

  • Quem não realizou matrícula WEB;
  • Aquele que não está inscrito em nenhum componente curricular.

Todo o ajuste de matrícula será realizado exclusivamente através do Sistema Acadêmico (SIAC) da UFBA, disponibilizado ao estudante ou através do endereço ajustematriculabi.ufba.br . A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) processará as demandas de ajuste dos estudantes, diariamente, no período matutino, quando o SIAC ficará indisponível.

Para solicitação de senha de acesso ao sistema acadêmico o estudante deverá acessar o site www.sius.ufba.br (opção senha dos sistemas web).

P.S.: Os estudantes deverão fazer suas solicitações no período entre 08:00 e 23:59h. As solicitações de ajuste serão processadas e os resultados serão divulgados no período matutino.

IMPORTANTE: não serão realizados ajustes de matrícula em vagas negociadas diretamente entre estudantes e/ou professores, colegiados e departamentos de outras Unidades Universitárias.

COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.