Política de Comunicação do IHAC está em processo de construção
O IHAC está avançando na organização e sistematização dos seus processos de comunicação através da construção da sua Política de Comunicação, um instrumento estratégico fundamental para a gestão e otimização dos fluxos comunicacionais do instituto com seus públicos.
A implantação de políticas de comunicação por instituições públicas de ensino vem ganhando força na última década. A construção de princípios e objetivos que orientem de forma estratégica as ações de comunicação e o relacionamento com os públicos é a principal justificativa desse movimento. Além disso, diante do quadro atual de deslegitimação das universidades públicas, é fundamental que os grupos implicados a elas reflitam sobre a criação de mecanismos que resultem na promoção, divulgação e defesa destas instituições. O conjunto de diretrizes que uma Política de Comunicação aponta é, sem dúvidas, um guia valioso para essa tarefa.
O trabalho em curso é coordenado pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT) e conta com a colaboração de um Grupo de Trabalho (GT) composto pelos servidores técnico-administrativos Ana Paula Sampaio, Caroline Fantinel e Murilo de Andrade; e os servidores docentes Leandro de Paula, Sheila Ribeiro e Messias Bandeira. O GT foi instituído em 28 de setembro de 2021, através da Portaria 047/2021.
Já tendo refletido sobre metodologia e conceitos norteadores do documento, o GT inicia agora uma nova etapa do processo – uma imersão nas práticas comunicacionais do instituto a fim de construir um diagnóstico da atual situação e apontar caminhos em forma de diretrizes e estratégias de comunicação. Buscando um diálogo com a comunidade, estão previstas algumas consultas a docentes, técnicos e discentes, bem como, o compartilhamento de resultados preliminares. A meta é finalizar o documento no segundo semestre de 2022.
Dúvidas e comentários podem ser remetidos ao e-mail next.ihac@ufba.br.