Projeto “Ativismo religioso, práticas epistêmicas e justificação moral” seleciona bolsista de iniciação científica

Projeto “Ativismo religioso, práticas epistêmicas e justificação moral” seleciona bolsista de iniciação científica

Coordenado pelo Prof. Leandro de Paula (IHAC/UFBA), o projeto de pesquisa “Ativismo religioso, práticas epistêmicas e justificação moral” está selecionando 1 (um/a) bolsista de iniciação científica (Fapesb) para o período de 12 (doze) meses, com início das atividades previsto para setembro/outubro de 2022. Confira abaixo as informações sobre o processo seletivo, que receberá candidaturas até as 14h de domingo, dia 5 de junho.

Breve descrição do projeto:
O projeto pretende investigar o crescimento no país de práticas de ativismo jurídico desenvolvidas por entidades da sociedade civil vinculadas a setores religiosos. Seu objetivo principal é identificar as concepções de “bem comum” que integram as causas públicas nas quais essas instituições têm se envolvido. O projeto coloca assim em foco a relação entre moralidades e produção de argumentos jurídicos, observando como diferentes lógicas de justificação são mobilizadas em controvérsias que contam com a participação de atores religiosos.

Discentes interessadas(os) em se candidatar devem:
– Ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0;
– Ter disponibilidade de 20h semanais de dedicação ao projeto;
– Ter interesse em pesquisa científica, incluindo o levantamento de dados empíricos e bibliografia sobre o tema;- Preferencialmente ter cursado componentes que dialogam com o projeto, a exemplo de Sociologia Jurídica e ACCS Pluralismo Religioso e Direitos Humanos;
– Preferencialmente estar vinculada/o à área de concentração de Estudos Jurídicos do BI Humanidades.

Procedimento de inscrição:
– Enviar para o e-mail sagradosufba@gmail.comaté as 14h do dia 5 de junho: Histórico escolar da UFBA + Texto de apresentação (até três páginas), abordando interesse pessoal, afinidade e conhecimento sobre o tema do projeto. Demais informações serão fornecidas por e-mail.