Cinema Baiano em perspectiva

No ano de 2010 foi comemorado o centenário do cinema baiano. Essa comemoração conduz a uma reflexão sobre o cinema produzido no Estado e torna oportuna a realização de um curso de férias, acompanhado de uma mostra/síntese da filmografia baiana, composta por filmes de curtas e longas metragens, entre ficções e documentários, sendo um bom momento para propor uma discussão – colocando o Cinema Baiano em perspectiva –  atualizando a sua pauta. Isso implica em transitar pela sua história e chegar ao seu estágio de desenvolvimento atual.

O programa do curso irá acompanhar a trajetória do cinema na Bahia, a partir de uma síntese emblemática da sua cinematografia, em que serão enfocados as suas estratégias narrativas e os contextos de produção em que os filmes foram realizados.

Também reforça essa iniciativa o interesse dos estudantes do IHAC pelos estudos e abordagens sobre a cultura baiana, apontado em recente pesquisa realizada pelo estudante Rico Soares.

Local: Auditório IHAC

Datas e Horários: 24/01 a 27/01, 14h às 18h

INSCRIÇÕES:

Os interessados em participar deverão se inscrever na Secretaria do IHAC UFBA – PAF III, térreo, preenchendo a ficha de inscrição (com nome completo, o curso de graduação no qual está matriculado – se aluno da UFBA, e-mail e telefones).

Carga horária: 16h

Atividade gratuita com certificado
Coordenação: profa. Marise Berta (pesquisadora Cinema Brasileiro/Baiano)

Tese – O ABC de Nelson do sertão ao mar a Bahia ou quem é ateu e viu milagres como eu.

Dissertação – Quando o cinema virou samba – a identidade no moderno cinema brasileiro.

Pesquisa em andamento – Navarro e Belens, a invenção no cinema baiano contemporâneo