A violência do tráfico de drogas no cinema brasileiro
Curso de férias que tem como objetivo refletir de forma sistemática sobre as transformações qualitativas da violência no Brasil, a partir de um olhar comparativo entre a figuração da violência no cinema brasileiro dos anos 60/70 e os diferentes modos através dos quais a questão é tratada no cinema brasileiro dos anos 1990/2000.
Quando se focaliza a produção do cinema brasileiro entre a segunda metade dos anos 1990 e a primeira dos anos 2000, é perceptível como o tema da violência em suas relações com o tráfico de drogas assume a feição de um documento social composto por múltiplos discursos não apenas cinematográficos, já que os filmes estabelecem relações com acontecimentos da vida política recente no Brasil tais como o final do autoritarismo, a abertura nos anos 1980 e sua consolidação nos anos 1990, sem falar no ocaso dos movimentos de resistência e na consolidação do narcotráfico.
O curso se justifica pelo grande interesse entre estudantes do IHAC por cinema brasileiro, pelo alastramento e intensificação da violência em suas relações com o tráfico de drogas presente nas grandes cidades brasileiras e pela recorrência com que o tema tornou-se recorrente nos meios de comunicação em geral, apresentando-se como uma marca contundente da contemporaneidade.
Além dos debates, haverá exposição de filmes de ambos os períodos como forma de fixar, comparar e medir os desvios entre as questões trabalhadas.
O curso possui uma carga horária de 12 horas divididas entre os dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2011, sempre das 14h-18h. Além das discussões, haverá exposição de filmes do cinema brasileiro dos anos 1960/1970 e dos anos 1990/2000.
Limite de vagas: 30
DAS INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão fazer inscrições através do e-mail: extensaoihac@gmail.com, informando, quando for o caso, o número de matrícula e o BI no qual está matriculado.
Certificado: a ser distribuído aos presentes após o evento.
Responsável
Professor Dr. Mauricio Matos dos Santos Pereira